3. Saúde Única
Saúde Única

Publicado em: 27/07/2022 09:00 | Fonte/Agência: Assessoria CFMV | Categoria: Saúde Única

Saúde Única

Guia de Uso Racional de Antimicrobianos para Cães e Gatos é apresentado em Goiânia

O Guia de Uso Racional de Antimicrobianos para Cães e Gatos foi lançado em julho pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o evento de divulgação nacional ocorreu no dia 6/07, no Condomínio Villa Lobos Office Park, em São Paulo, com a presença do vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Fábio Manhoso, e da presidente da Comissão Técnica de Saúde Ambiental, Elma Polegato.

Elaborado pelo médico-veterinário Rodrigo Rabelo sob coordenação do Mapa e em parceria com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o material técnico oferece, em um formato atrativo e de fácil consulta, elementos básicos para que o médico-veterinário vivencie e promova o uso racional dos antimicrobianos em sua prática diária.

“Este é um documento de muita importância para orientar e alertar a comunidade médica-veterinária e tutores sobre o uso indiscriminado de antimicrobianos e o impacto da saúde animal também na saúde pública. É destacado o papel dos médicos-veterinários na escolha do tratamento dos animais de forma responsável. Parabenizamos a iniciativa e o resultado alcançado pelo excelente trabalho do doutor Rabelo”, afirmou a vice-presidente do CRMV-GO, Ingrid Bueno, durante o evento em Goiânia, nesta terça-feira, 26/07.

O guia aborda o uso racional de antimicrobianos no ambiente clínico da Medicina Veterinária, com destaque para resistências bacterianas específicas causadoras de doenças em cães e gatos. Além disso, expõe as estratégias de controle e prevenção das infecções, os métodos diagnósticos, as medidas preventivas, e diretrizes para a prescrição veterinária, entre outros.

O documento faz parte das ações do Ministério no âmbito do Projeto Trabalhando Juntos para Combater a Resistência aos Antimicrobianos (EU-OPAS/OMS/OIE/FAO) e do Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos no âmbito da Agropecuária (PAN-BR Agro).

Contribuição
A Resistência aos Antimicrobianos (RAM ou AMR, na sigla em inglês) é considerada, por pesquisadores e estudiosos, uma das maiores ameaças ao tratamento de várias doenças e à saúde pública. O uso indiscriminado de antimicrobianos em humanos e animais é considerado a principal causa do desenvolvimento e disseminação da RAM, superando a capacidade dos laboratórios e das indústrias de produzirem novas drogas. Além disso, a falta de água potável e saneamento, e a prevenção e o controle inadequados de infecções promovem a disseminação de microrganismos, alguns dos quais podem ser resistentes ao tratamento.
Medicina Veterinária, Zootecnia e Antimicrobianos

Assim como outros profissionais de saúde pública, os médicos-veterinários devem estar atentos ao uso de antimicrobianos. Desde a avaliação sobre a real necessidade de aplicá-los, passando pela escolha da substância, a forma de prescrição, a orientação àqueles que medicam os animais – pets, silvestres ou de produção – até a conduta para a destinação dos resíduos das substâncias.

Como profissional de Saúde Única (humana, animal e ambiental), o papel do médico-veterinário também é relacionado ao apoio e à promoção de ações de uso responsável dos agentes antimicrobianos e de controle e prevenção da resistência de microrganismos patogênicos.

Os zootecnistas também têm um papel fundamental no enfrentamento da RAM. Ao promover a produção animal sustentável, a adoção das boas práticas agropecuárias e o bem-estar dos animais, bem como ao garantir uma nutrição de qualidade e com isso atingir um score corporal adequado e higidez física, os profissionais contribuem diretamente na prevenção das infecções dos animais, no adequado grau de bem-estar e, como consequência, na redução da necessidade do uso de antimicrobianos.

Acesse aqui o GUIA de Uso Racional de Antimicrobianos para Cães e Gatos