1. Home
  2. Notícias
  3. Eventos
Eventos

Evento Leite


Publicado em: 27/09/2022 15:40 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Categoria: Eventos

 


Goiás sedia de 27 a 30 deste mês o IX Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite

Evento acontece no Centro de Convenções de Goiânia, com atividades presenciais e on line. Programação é abrangente com painéis, palestras técnicas, minicursos e exposição de produtos

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-Goiás) e da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), participa do IX Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite, organizado pelo Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite. O evento começa hoje (27) e vai até sexta-feira (30/9), com presença do  médico- veterinário Rafael Vieira, Presidente do CRMV-GO, zootecnistas, profissionais que atuam nas diversas áreas da cadeia láctea, entidades representativas de produtores e de indústrias, distribuidores, comerciantes e outros agentes do segmento de laticínios em Goiás e vários outros Estados.

O presidente da Agência, José Essado, argumenta que o Congresso Brasileiro do Leite é muito oportuno e de fundamental importância para discussão das várias questões que envolvem a produção de leite, industrialização e comercialização de produtos lácteos. "Com certeza nossos técnicos vão contribuir muito para o êxito do evento, além de absorver informações técnicas relevantes para aplicação nas suas áreas de atuação, sempre com foco na melhoria da qualidade dos produtos lácteos", enfatiza Essado.

A Agrodefesa marca presença no evento com 14 profissionais, de forma presencial e on line, incluindo gerentes, médicos veterinários fiscais estaduais agropecuários que atuam principalmente na área de Inspeção de Produtores de Origem Animal em Goiás. O gerente de Inspeção, Paulo Roberto Lucas Viana Filho, é o coordenador da equipe e também vai atuar como jurado no concurso de produtos lácteos do Centro-Oeste.

A equipe é integrada também pela gerente do Laboratório de Controle e Qualidade dos Alimentos, Pryscilla Venssa Rodrigues Gonçalves, e pelos fiscais Henricson Nascimento Custódio, Cinara Guimarães Franco, Fernanda Pacheco Balestra, Marcelo Sales Guimarães, Jaqueline Porn Martins, Iracele Nogueira Fonseca Leão, Regina Selma Vieira Carvalhares Danin, Djoicy Louregian de Castro Pinto, Karen da Silva Dunga, André Ricardo Lucas Martins, Flávia Ribeiro Borges Feliciano e Juliana Flor de Aguiar.

O Congresso tem o apoio do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Goiás (Sindileite); Sebrae-Goiás; Senar-Goiás; Interleite Brasil 2002; Associação Paraense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, com patrocínio do Centro de Pesquisa em Alimentos e de diversas empresas que atuam no segmento lácteo no Brasil. A coordenação dos trabalhos está a cargo da presidente do Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite, Clarice Gebara Muraro Serrate Cordeiro, professora da Universidade Federal de Goiás.

Programação

A programação prevista para os quatro dias do evento é ampla e inclui diversos painéis com palestras técnicas a serem proferidas por especialistas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de outras instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior; e ainda realização de painéis e minicursos, além da apresentação de trabalhos científicos. Um deles será apresentado pela Agrodefesa, com o tema Qualidade Microbiológica do Leite e Derivados Inspecionados pelo Serviço Oficial do Estado de Goiás em 2020 e 2021. Ainda durante o Congresso será realizada a 10ª Exposição de Produtos Lácteos do Centro-Oeste (10ª Expolaco) e o 5° Concurso de Produtos Lácteos do Centro-Oeste.

Nas palestras técnicas serão abordados temas como Inovação Tecnológica Aplicada à Qualidade do Leite; Desafios e Perspectivas das Fazendas Leiteiras para Produção de Leite com Qualidade; Biosseguridade: Inovação Tecnológica e Novos Produtos Lácteos; Desafios da Produção com Qualidade em Pequenas Propriedades Rurais nas Diferentes Regiões do País; Resíduos de Produtos de Uso Veterinário; Mercado Externo do Leite e muitos outros.

No que se refere aos minicursos, os temas a serem tratados são: Uso dos Resultados de Análise do Leite como Ferramenta para a Melhoria da Qualidade do Leite no Campo; Bonificações e Incentivos de Qualidade do Leite como Ferramenta de Aumento da Receita na Fazenda; Uso dos Resultados de Análise do Leite como Ferramenta para Melhoria da Qualidade do Leite e Derivados na Indústria e ainda Tratamento Seletivo da Mastite Clínica. Quanto aos painéis, os temas propostos são: Inovação e Oportunidades; O Desafio da Sustentabilidade na Cadeia de Lácteos; Inovações na Produção de Leite Seguro; Inovações Analíticas Disponíveis no Mercado e Leite e Derivados: Controle e Mercado.

Comunicação Setorial da Agrodefesa - Governo de Goiás


Voltar
Top