1. Home
  2. Notícias
  3. Saúde Única
Saúde Única

Projeto


Publicado em: 21/10/2022 16:15 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Categoria: Saúde Única

 


Projeto

Projeto

O CRMV-GO reforça conceito de Saúde Única nas Universidades

A saúde única é constituída através de três pilares, a saúde humana, animal e ambiental.  Esse conceito foi proposto por organizações internacionais, como  Organização Mundial da saúde (OMS). As interações entre humanos e animais ocorrem de diversas maneiras em variados ambientes, sendo assim responsável por transmissões de agentes infecciosos entre animais e seres humanos, levando a ocorrência de zoonoses.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária desenvolve desde início da Gestão do Presidente Rafael Vieira, o Projeto Saúde Única CRMV-GO nas Universidades do Estado de Goiás. A meta do CRMV-GO é passar pela maioria das Universidades do Estado de Medicina Veterinária, com o objetivo de  falar com os alunos, professores e demais profissionais de saúde.

Segundo Sonaide Farias, presidente da Comissão de Saúde Única do CRMV-Go,  o foco do projeto é levar aos médicos veterinários e estudante a importância sobre os conhecimentos desse tema tão importante que é a Saúde Única. Considerando-se uma saúde inseparável. Percebe-se que estudantes saem das universidades sem o conhecimento e dificuldade de atuação sobre o tema.

O objetivo principal do projeto é "fazer o médico-veterinário se reconhecer como profissional único de saúde, reconhecendo assim a importância de suas ações e o desenvolvimento da profissão como médico- veterinário, dentro do processo de Saúde Única", fala Sonaide. Desta forma, identificar também as atividades que podem ser exercidas nessa área, pois a maioria dos profissionais nem sabem das existências de algumas ações que podem ser implantadas.

Para Sonaide é indispensável que as Universidades trabalhem melhor o conceito Saúde Única durante o processo de estudo, para que os profissionais tenham mais conhecimentos e possam se integrar como profissionais de saúde.

O projeto começou em 2021, com elaborações de metodologias, implantando palestras gravadas em cada área por membros do conselho, que abordam temas como vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, doenças zoonóticas,  animais peçonhentos, animais filantrópicos, soros antiofídicos e antirrábicos.

As vistas já aconteceram  no Instituto Federal Goiano de Urutaí, PUC-GO, na Faculdade Universo e UniGóias, e até o final do semestre chega a Universidade Federal de Jataí. A meta para 2023 é levar o projeto ao maior alcance universitário possível.

A IMPORTÂNCIA DO MÉDICO VETERINÁRIO NA SAÚDE ÚNICA

Nos dias atuais, a medicina Veterinária é vista como uma das profissões com maior campo de profissionais atuantes em todo território. Sendo que as atividades exercidas pelos médicos veterinários vão além de tratar de animais de grande ou pequeno porte.

Muitos estão envolvidos na defesa sanitária animal, na saúde pública, e, pesquisas uni e multidisciplinares. A atuação do médico - veterinário na saúde pública é fiscalizar produtos de origem animal; pesquisas tecnológicas de produção, como também, ser responsável pelo estudo de medidas de saúde pública relativas à Zoonoses  e ao meio ambiental.

Por se tratar da integração entre saúde animal, meio ambiente e saúde humana,  abordar essas  vertentes de forma unificada é essencial para compreender melhor o processo de saúde-doença nas diversas populações, sobretudo, em relação às zoonoses, pois essa tríade representa uma complexa interação do sistema biológico, social e econômico, seja em um contexto, regional, nacional ou mundial. Aborda Maria Ivete, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da PUC-GO.

Devido ser complexa, é multidisciplinar, envolve esforço multiprofissional, pois ao mesmo tempo que demonstra inseparabilidade da saúde humana, animal e meio ambiente, “reconhece-se a necessidade de unir esforços de diferentes profissionais e áreas para estabelecer políticas de saúde públicas eficientes”, fala Maria Ivete.

Nesse contexto, a Medicina Veterinária está interconectada e tem muito a contribuir, pois, possui habilidades e competências em diversas áreas, pois, as maiorias das doenças infecciosas emergentes resultam são zoonoses. “Nossa profissão é responsável pela inspeção da higiene e da qualidade dos produtos de origem animal, atua na vigilância epidemiológica e sanitária, em zoonoses e várias doenças transmitidas por vetores; responsável biossegurança nos diferentes sistemas criações e produção de animais, como aves, bovinos, suínos, peixes e seus produtos e derivados”, diz Ivete.

Ivete reforça a importância do projeto de Saúde Única, realizado pelo CRMV-GO em parceria com as instituições de ensino. “É de grande importância para intensificar a conscientização dos estudantes de Medicina Veterinária, afirmando o compromisso dos profissionais com a saúde coletiva e cuidados com o meio ambiente, nas diferentes vertentes de atuação”, pontua.

DOENÇAS QUE PODEM SER TRANSMITIDAS

Doenças que podem ser transmitidas diretamente pelo contato entre animal e humano, ou de forma indireta, devido aos vetores, ou consumo de produtos de origem animal, que se encontram contaminados, ou resíduos de produção que possam contaminar a água, ou o meio ambiente. As Zoonoses (raiva, leishmaniose, leptospirose, influenza, toxoplasmose, arboviroses, entre muitas outras).

Podendo também ser causados por situações de transformações, desastres ambientais, excesso de migração de pessoas, risco de transmissão de doenças, epidemias, até mesmo a mudança climática favorece para os riscos existentes a Saúde Única, devido aos agentes infecciosos e o aparecimento de novas doenças.

O projeto implantado pelo CRMV-GO defende uma saúde preventiva, eficaz, integrada e a valorização do medico – veterinário, levando conhecimento as Universidades em prol da chamada Saúde Única.

O trabalho do CRMV-GO, na  Comissão Estadual de Saúde única é presidido pela Médica-Veterinária Sonaide Faria Ferreira Marques juntamente com os membros:
Médico-Veterinário Bruno Sérgio Alves Silva
Médico-Veterinário Edward Robinson Lacerda
Médico-Veterinário Geraldo Edson Rosa 
Médica-Veterinária Larissa Araújo Leal Reis
Médica-Veterinária Raphaella Barbosa Meirelles Bartoli 
Médica-Veterinária Veruska Aparecida Castilho De Oliveira Neve

Assessoria de Comunicação 


 


Voltar
Top