1. Home
  2. Notícias
  3. Saúde Única
Saúde Única

Saúde Única


Publicado em: 03/11/2022 13:30 | Fonte/Agência: Assessoria CFMV | Categoria: Saúde Única

 


3 de novembro – Dia Mundial da Saúde Única​​​​​​

O Dia Mundial da Saúde Única, 3 de novembro, é uma iniciativa da One Health Commission, da One Health Platform e da One Health Initiative Team. Desde 2016 essas organizações globais independentes de profissionais multidisciplinares celebram a data. O objetivo é atuar pela disseminação do conceito, que integra as saúdes humana, animal e o meio ambiente e foi lançado pela Wildlife Conservation Society, em 2004.

Após a pandemia da covid-19, o tema ganhou projeção, principalmente pela quase certa origem zoonótica do vírus Sars-Cov-2. Hoje, segundo dados da Organização Mundial da Saúde Animal, corroborados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 75% das doenças infecciosas emergentes que afetam humanos tiveram origem animal. Alguns exemplos são o ebola, a febre amarela, a raiva e a gripe aviária. Além disso, 80% dos agentes que apresentam potencial para serem usados como armas de bioterrorismo são patógenos zoonóticos.

O Sistema CFMV/CRMVs apoia a incorporação e aplicação do conceito de saúde única por todos os agentes envolvidos com a saúde humana, animal e a preservação do meio ambiente. Para a American Veterinary Medical Association, a aplicação final da saúde única é um dos desafios mais críticos e urgentes que a humanidade enfrenta.

Saúde única no Brasil

No Brasil, os ministérios da Saúde, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Meio Ambiente, diretamente ou por meio de secretarias e autarquias subordinadas, vêm criando normas e orientações voltadas à aplicação prática da saúde única. O envolvimento de múltiplos atores é fundamental para o desenvolvimento de estratégias inovadoras, a incorporação de tecnologias e a inovação para vigilância e controle de doenças.

“A abordagem de ‘uma saúde’ vai além das doenças zoonóticas emergentes. Enraizada na compreensão da interdependência dos sistemas feito pelos seres humanos e naturais, coloca em evidência questões globais, como contaminação ambiental, perda de diversidade, degradação da função ecossistêmica e resistência antimicrobiana”, escreveu a Comissão Nacional de Saúde Pública do CFMV, na Revista CFMV 85 (2020).

Fontes:

Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico nº 40/Nov.2021. Disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epidemiologicos/edicoes/2021/boletim_epidemiologico_svs_40.pdf

https://www.onehealthcommission.org/en/why_one_health/history/

Conselho Federal de Medicina Veterinária. Revista CFMV nº 85. 2020. Disponível em https://www.cfmv.gov.br/revista-cfmv/edicoes-anteriores/


Voltar
Top