Manifesto e debate sobre atualização de normativa são destaques na 1ª Câmara Nacional de Presidentes 2023

Publicado em: 21/03/2023 14:30 | Fonte/Agência: Assessoria CFMV e CRMV-GO | Categoria: Geral

Entre os dias 15 a 18 de março, foi realizada a 1ª Câmara Nacional de Presidentes (CNP) 2023 do Sistema CFMV/CRMVs, em Bonito, no Mato Grosso do Sul. Além da Diretoria Executiva do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), estiveram presentes os presidentes e representantes de 22 conselhos regionais, que discutiram temas inerentes à Medicina Veterinária e à Zootecnia.

A qualidade do ensino da Medicina Veterinária foi um dos temas principais da agenda do encontro. Na ocasião, foi elaborado um manifesto em defesa do ensino da Medicina Veterinária, que será assinado por todos os presidentes do Sistema CFMV/CRMVs. O documento visa dar embasamento e sustentação para dialogar com os órgãos políticos, o Congresso e o Ministério da Educação (MEC).

"O MEC permite o funcionamento de cursos sem a mínima estrutura de hospitais, laboratórios, fazendas escola e corpo docente. Hoje, diversas instituições de ensino estão descomprometidas com a formação profissional de qualidade, permitindo que seus egressos atinjam o mercado de trabalho sem capacitação suficiente para oferecer um bom serviço à sociedade. Essa situação causa uma enorme frustração nos profissionais, que se sentem inseguros, despreparados e incapazes de se manter no mercado. O manifesto em defesa do ensino de medicina veterinária de qualidade foi elaborado porque é urgente uma ação do MEC." afirmou o presidente do CRMV-GO, Rafael Vieira, que propôs à diretoria do CFMV e aos presidentes do CRMVs a publicação do manifesto em defesa da educação. Preocupado com a qualidade de ensino, também sugeriu que todos os estados estejam empenhados em uma força tarefa na fiscalização das escolas de medicina veterinária e zootecnia do país.

“É urgente que haja fiscalização e qualidade dos cursos de graduação, de forma a assegurar a formação adequada dos futuros profissionais”, enfatizou o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida.

Um dos motivadores do manifesto foi a apresentação da Comissão de Ensino da Medicina Veterinária do CRMV-MT, que exibiu um estudo do perfil socioeconômico dos egressos dos cursos de graduação nas Instituições de Ensino Superior (IES) daquele estado.

Membro da comissão, o médico-veterinário José Ricardo de Souza, professor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) explicou que os dados coletados podem contribuir em nível regional e nacional, para as ações de valorização profissional e a discussão dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs).

O estudo demonstrou alguns dos motivos que levam os médicos-veterinários matogrossenses a desistir da profissão. A presidente da comissão, Izilda Souza de Figueiredo, afirmou que é importante compreender todo o ciclo do egresso, desde a formação acadêmica até o exercício profissional.

"Esperamos apoio dos estudantes, dos docentes e entidades de representação dessas categorias, juntos em defesa do ensino e da medicina veterinária." Acrescenta Rafael Vieira.

Publicidade em Medicina Veterinária

A discussão e revisão da Resolução CFMV nº 780/2004, que dispõe sobre a publicidade em Medicina Veterinária, conceituando e orientando os procedimentos de divulgação de temas de interesse médico-veterinário, foi tema de debate entre os presentes.

Os presidentes de regionais discutiram a identificação profissional, no caso de especialidades; a utilização dos termos urgência, emergência, plantão ou similares; o uso de imagens em procedimentos e pacientes; divulgação de valores de procedimentos; e a identificação do profissional ou responsável técnico na publicidade.

O próximo passo será a análise das propostas pelo Grupo de Trabalho Técnico Jurídico (GTTJ) do Sistema para a elaboração de minuta de resolução, a qual seguirá uma série de trâmites e consultas, visando à elaboração da futura norma sobre publicidade.

Participações externas

A 1ª CNP 2023 contou também com a participação do auditor fiscal federal agropecuário Carlos Henrique Pizarro Borges, da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que fez uma apresentação sobre o avanço da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) na América do Sul.

O médico-veterinário abordou a atual situação da IAAP no mundo e na América do Sul, bem como o plano de vigilância, a estrutura do sistema de defesa sanitária animal e as fases de atuação, no âmbito do ministério, caso o Brasil registre algum foco da doença.

O idealizador do Projeto Jiboia, Henrique Naufal, apresentou também aos presidentes o trabalho de educação ambiental que realiza, em Bonito, com serpentes não peçonhentas, o qual abrange o comportamento e a vida reprodutiva destes animais.

Outros assuntos

A Diretoria Executiva do CFMV e os presidentes dos conselhos regionais discutiram, ainda, assuntos de interesse da Medicina Veterinária e da Zootecnia, e alinharam os trabalhos em conjunto do Sistema CFMV/CRMVs, como a campanha de recadastramento profissional, iniciada em janeiro deste ano.

"É sempre uma honra participar da CNP, pois temos uma chance de dividir experiência com outros regionais e também é uma forma de demonstrar como o sistema CFMV/CRMVs consegue trabalhar em conjunto em prol da Medicina Veterinária e da Zootecnia. Vir ao Estado do Mato Grosso do Sul é sempre um prazer, um estado que nos acolhe tão bem. Iremos retornar à Goiás levando muito conheceimento e atividades para desenvolvermos no nosso Estado." afirmou o presidente do CRMV-GO, Rafael Vieira.