Vacinação de covid-19 para médicos-veterinários

Publicado em: 18/01/2021 00:00 | Categoria: Geral

Em resposta ao Ofício nº 13/2021 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde confirmou hoje (18) que médicos-veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares estão inseridos entre os trabalhadores de saúde destacados no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (anexo II, página 89). O documento descreve os grupos prioritários para a imunização contra a doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

A informação está no Ofício nº 8/2021 do ministério e ressalta que “os médicos-veterinários atuam em diversas frentes e estão inseridos nas clínicas, hospitais, defesa sanitária, desempenhando atividades que vão desde a gestão até a vigilância de zoonoses, vigilância ambiental em saúde, epidemiológica e sanitária, o que os torna mais suscetíveis à doença”.

O documento ainda confirma que o “ministério solicitou que todos os postos dos municípios, estados e do Distrito Federal disponibilizem a vacina e orienta que, para ter direito, basta o médico-veterinário apresentar sua carteira de identidade profissional”.

Informe técnico

O ofício também trata do Informe Técnico do Ministério da Saúde, enviado aos secretários estaduais de saúde e ao CFMV hoje (18). O informe aborda o escalonamento dos grupos prioritários para vacinação, conforme a disponibilidade das doses de vacina, sendo facultado a estados e municípios a possibilidade de adequar a priorização de acordo com a realidade local.

Dessa forma, para a primeira fase de imunização, que tem seis milhões de vacinas disponíveis, sendo necessárias duas doses para completar o esquema vacinal, o ministério priorizou os grupos segundo os critérios de exposição à infecção e de maiores riscos para agravamento e óbito pela doença.

Para manter a força de trabalho dos serviços de saúde e a capacidade de atendimento à população, o ministério recomenda que, dentre os trabalhadores da saúde, os primeiros a receber a vacina sejam os profissionais da saúde da linha de frente, ou seja, os que trabalham em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), prontos-socorros, ambulâncias, hospitais referenciados para a covid-19, bem como equipes de vacinação que irão imunizar a população e os trabalhadores de instituições de acolhimento de idosos e jovens e adultos com deficiência. Em seguida, serão vacinados os demais trabalhadores de saúde.

O texto do Informe Técnico ressalta: “Cabe esclarecer que TODOS os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme disponibilidade de vacinas. Ressalta-se ainda que as especificidades e particularidades regionais serão discutidas na esfera bipartite (estado e municípios)”.

A estimativa do Ministério da Saúde é de que os grupos de maior risco para agravamento da doença e com maior exposição ao vírus, como idosos e trabalhadores da área da saúde, sejam vacinados ainda no primeiro semestre de 2021.

Panorama de Goiás

Até o momento, depois de ter consultado a Secretaria Estadual de Saúde, não fomos oficialmente informados sobre quais profissionais de saúde receberão as primeiras doses da vacina.

Em virtude do número reduzido de doses da vacina no Brasil, inicialmente, conforme publicado pelo Governo de Goiás em suas redes sociais, apenas profissionais da linha de frente do atendimento da COVID-19, população indígena e idosos albergados receberão as primeiras doses disponíveis.

A importância dos profissionais da medicina veterinária está expressa na lei 14.023/2020, que classifica a profissão como essencial para ordem pública e controle de doenças e o CRMV-GO reafirma que mantém o trabalho incansável de reconhecimento dos médicos-veterinários enquanto profissionais de Saúde Única e reiteramos à SES que médicos-veterinários sejam priorizados e reconhecidos como essenciais para o desenvolvimento, cuidado e bem-estar da saúde animal, humana e ambiental.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CFMV