1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Reunião aborda Plano de Comunicação para Retirada de Vacinação Contra Febre Aftosa


Publicado em: 16/02/2022 19:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Categoria: Geral

 


Reunião aborda Plano de Comunicação para Retirada de Vacinação Contra Febre Aftosa

 

O presidente do CRMV-GO, Rafael Vieira, participou hoje - 16/02 - de reunião com representantes da  Equipe Gestora Estadual (EGE) do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PNEFA). Estavam presentes representantes da AGRODEFESA, SEAPA, FUNDEPEC-GO, EMATER-GO, FAEG-SENAR, EVZ-UFG, Sindicatos Rurais e CRMV-GO.

Os representantes da equipe gestora se reuniram para tratar do planejamento de ações de comunicação, para solidificar a importância da retirada da vacinação contra febre aftosa para o comércio de carne bovina e suína no estado de Goiás. 

 

Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa

O Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PNEFA) tem como objetivo a retirada gradual da vacinação contra a febre aftosa, em todo o território brasileiro, de forma a manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre de febre aftosa e ampliar as zonas livres sem vacinação, protegendo o patrimônio pecuário nacional e gerando o máximo de benefícios aos atores envolvidos e à sociedade brasileira.  

Conforme o planejamento do Governo de Goiás, apoiado nas orientações da Equipe Gestora Estadual e sustentado no árduo trabalho desempenhado pelos médicos-veterinários e zootecnistas, Goiás está trabalhando firmemente para o cumprimento de todas as ações e metas preconizadas pelo PE-PNEFA para retirar a vacinação e obter o reconhecimento internacional pela OIE até o ano de 2026, principalmente porque está há 25 anos sem registro de focos da doença. 

Dentre as diretrizes do Plano Estratégico 2017-2026 do PNEFA está inserida a “Educação e comunicação social em saúde animal” como um dos pilares para a manutenção da condição de livre da doença, que prevê uma série de ações a serem sustentadas por iniciativas educacionais e de comunicação social estruturadas, que favoreçam o êxito do Programa.

Dentro dessa diretriz, está inserido o Plano Nacional de Comunicação do PNEFA, que traz uma abordagem geral sobre os temas, principais estratégias e outros elementos que devem ser desenvolvidos, de acordo com o público-alvo e as condições regionais em relação ao PNEFA.

O principal objetivo do Plano de Comunicação é maximizar os resultados das ações de comunicação sobre o PNEFA, a partir da harmonização das mensagens-chave, da definição das estratégias a serem usadas nas zonas livres de febre aftosa sem vacinação e com vacinação existentes no País e da agenda de oportunidades a ser utilizada para cada público-alvo do PNEFA. 

No âmbito estadual, foi decidido, em reunião entre a Equipe Gestora Estadual, a necessidade de intensificar as ações de comunicação, principalmente entre os produtores rurais, os principais atores do processo, ficando a cargo de cada órgão montar estratégias eficazes de comunicação.

O CRMV-GO compõe, além da equipe gestora do plano de erradicação da Febre Aftosa, o comitê estadual de controle e erradicação da brucelose e turbeculose, o comitê estadual de sanidade de suínos e o comitê estadual de sanidade das aves. Essas estruturas são fundamentais no desenvolvimento das políticas públicas de sanidade animal do estado de Goiás.

Galeria

Voltar
Top