3. Eventos

1º Junho, dia Internacional do Leite

Publicado em: 01/06/2022 15:20 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Categoria: Eventos

1º Junho, dia Internacional do Leite

O Dia Internacional do Leite é uma data criada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura a fim de reconhecer a importância do leite como alimento global. Ele é celebrado todo dia 1 de junho desde 2001. O dia destina-se a proporcionar uma oportunidade para chamar a atenção para as atividades relacionadas com a indústria do leite.

O Censo Agro 2017 indica que somente 63 de todos os municípios brasileiros não atuam na pecuária de leite, demonstrando a grande vocação brasileira para a pecuária de leite. Entretanto o mercado encontra desafios profundos à sua expansão, tais como a superação de antigos e novos desafios através da aplicação de tecnologia e conhecimento técnico.

O CRMV - Conselho Regional de Medicina Veterinária de Goiás celebra a data destacando a importante contribuição de Veterinários e Zootecnistas para o processo de melhoria da qualidade do leite brasileiro, visto que estes profissionais atuam em três frentes: (1) nas propriedades rurais, assegurando a sanidade e produtividade do rebanho, (2) Indústria de laticínios, garantindo a segurança nos processos e (3) Fiscalização, visto que todo alimento de origem animal deve passar, obrigatoriamente, pela fiscalização e inspeção dos serviços oficiais da União, dos Estados ou dos Municípios.

O Conselho reforça que os ganhos em qualidade leite do nacional não acontecerão apenas por meio de incentivos aos produtores, pelo pagamento por qualidade e/ou por cobrança da fiscalização junto às indústrias. É necessária a adoção de políticas públicas voltadas à capacitação técnica de produtores e trabalhadores; a recuperação das estradas e a ampliação e manutenção da eletrificação rural; a disponibilidade de crédito para aquisição de equipamentos de refrigeração; e a consolidação dos laboratórios da Rede Brasileira de Qualidade do Leite (RBQL).

Comunicação CRMV-GO