Cães no ambiente de trabalho: uma tendência que exige cuidados

Publicado em: 13/06/2022 09:05 | Categoria: Geral

Cães no ambiente de trabalho: uma tendência que exige cuidados

A busca de humanização dos ambientes de trabalho vem ganhando diversas opções, como a criação de ambientes pet friendly, ou seja, que aceitam a presença de pets, como cães, durante o expediente. A prática é melhor aceita em pequenas empresas, pois em empresas maiores há questões diversas a serem equacionadas, que vão de segurança à exigências do condomínio corporativo. Escritórios de coworking – local onde profissionais autônomos e prestadores de serviços de diferentes empresas dividem o mesmo espaço – também favorecem a presença dos pets.

Alguns benefícios de tal prática são comprovados, como a redução do estresse do ambiente. Responde, também, a inquietações dos donos dos pets, sobre o sofrimento do animal ao ficar sozinho em casas. No entanto, a permissão não é suficiente. É fundamental o dono do cão confirmar se a presença do animal será um problema para os colegas que se sentam próximos , afinal, alguém pode ter alergia ou medo de cães, por exemplo.

Para o modelo trazer inúmeros benefícios para a empresa e para os funcionários, alguns cuidados são essenciais:

1. Itens de higiene e limpeza – É importante dar uma voltinha com o cãozinho antes de entrar no escritório, assim ele poderá fazer as suas necessidades tranquilamente.

2.  Lugares Pet Friendly, não esqueça a comida – Se o animal de estimação tiver o costume de se alimentar durante o dia, é importante levar a ração, assim o cãozinho não terá mudanças muito drásticas em sua rotina.

3. Brinquedos – Para garantir que o cãozinho não fique entediado, leve alguns brinquedinhos com os quais ele está acostumado a brincar, como ossos e bolinhas. Evite brinquedos que incomodem seus colegas de trabalho, como os que fazem barulho ou exigem muita interação humana.

4. Cama ou roupas do seu animal de estimação – Um cachorro saudável dorme entre 12 e 14 horas por dia – por isso, é normal que ele queira tirar um cochilo enquanto o tutor trabalha. Garanta o conforto dele, levando sua caminha e objetos como cobertores ou mantas.

5. Coleira e guia – Se o cão ficar mais agitado em algum momento, faça um curto passeio no meio do expediente. Para isso, não se esqueça da guia e da coleira

Assessoria de comunicação