1. Home
  2. Notícias
  3. Responsabilidade Técnica
Responsabilidade Técnica

Responsabilidade técnica


Publicado em: 20/06/2022 15:40 | Fonte/Agência: Assessoria CFMV | Categoria: Responsabilidade Técnica

 


Responsabilidade Técnica 

O CRMV-GO  parabeniza o CFMV quanto a nota técnica que esclarece a respeito da Lei nº 14.228/21, que dispõe sobre orientações de eutanásia de cães e gatos nas Unidades de Vigilância de Zoonoses (UVZs).

Assim como o pensamento do CRMV-GO, a referida nota destaca que todo procedimento clínico-veterinário é de competência privativa do médico-veterinário, conforme disposto na alínea ‘a’ do art. 5º da Lei nº 5.517, de 23 de outubro de 1968. Diante do exposto, vale ressaltar que a eutanásia de cães e gatos é um procedimento clínico, o que a classifica como procedimento privativo do médico-veterinário.

A nota técnica ressalta que é de responsabilidade do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) regulamentar sobre esse tema (Resolução CFMV N° 1.000, de 11 de maio de 2012), conforme atribuições conferidas pelo art. 16, alínea ‘f’, da Lei 5.517/68.

Sendo assim, é recomendado que os animais sejam avaliados caso a caso pelo médico veterinário das UVZs, sobre a real necessidade de eutanásia, considerando as situações de risco para a saúde pública, mantendo a sua autonomia e liberdade profissional asseguradas.

Clique e confira

Assessoria de Comunicação 


Voltar
Top