1. Home
  2. Notícias
  3. Sanidade Animal
Sanidade Animal

Prevenção


Publicado em: 01/10/2022 08:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Categoria: Sanidade Animal

 


Prevenção

Prevenção

Outubro Rosa Pet: mês da prevenção do câncer de mama em cachorro

Aproveitando que o tema da prevenção do câncer de mama fica em alta no
mês de outubro, os médicos veterinários também incentivam os tutores a ficarem atentos aos seus animais. Afinal, quanto antes a cadela com câncer de mama receber o tratamento, maiores são as chances de cura.

O Outubro Rosa Pet visa conscientizar os tutores de que o diagnóstico de cachorro com câncer de mama é possível e deve ser precoce. Por isso, é importante ficar atento a qualquer alteração.

Caso note uma diferença na mama, como a presença de um carocinho, é preciso levar o peludo para ser examinado. Esse tumor acomete machos e fêmeas, sendo raro em machos, e é mais comum em animais com mais de sete anos, porém pode acometer pets de todas as idades.

Embora muitos tutores ainda desconheçam, um estudo intitulado Tumores mamários caninos: novas perspectivas afirma que entre os tumores diagnosticados em cadela na medicina veterinária, 52% são de origem mamária.

Prevenção

Como a incidência é alta, o melhor é prevenir. A prevenção vem atrelada à castração do paciente. Sabe-se que, quando feita antes do primeiro cio, a castração reduz em até 91% o risco desse tumor, porém novas diretrizes estão sendo estudadas já que trabalhos sugerem consequências indesejáveis da castração precoce, como:

  • incontinência urinária na fase adulta;
  • obesidade,
  • pets grande/gigantes com problemas articulares.

Portanto, a maior indicação seria entre o primeiro e segundo cio, com redução de efeitos colaterais e benefícios ainda da redução do câncer de mama. Uma vez que o animal é castrado e as oscilações hormonais não ocorrem, as chances diminuem.

Outro ponto importante é não usar anticoncepcionais, pois eles aumentam a probabilidade do desenvolvimento de câncer de mama em cachorro. Além disso, é essencial que, quando o tutor for coçar a barriguinha do pet, aproveite para ver se não há nenhum carocinho.

É possível palpar todas as mamas para verificar se há qualquer anormalidade. Assim, caso qualquer alteração seja encontrada, o peludo pode ser levado ao médico-veterinário para ser examinado. Por fim, é indicado levar o pet pelo menos uma vez por ano ao médico-veterinário para o check-up.

Sinais clínicos e diagnóstico

O principal dentre os sintomas de câncer de mama em cadelas é a presença de um nódulo. Ele costuma ser facilmente percebido quando apresenta já um tamanho considerável. No entanto, até mesmo quando parece um pequeno grão de areia deve servir como um sinal de alerta.

É muito importante que o tutor agende uma consulta e leve o animal para ser examinado. O diagnóstico será feito com base no exame clínico e posterior biópsia. É possível que o profissional solicite exames como, por exemplo:

  • o ultrassom, que possibilita avaliar os demais órgãos;
  • radiografia,
  • até mesmo tomografia computadorizada, para avaliar o paciente como um todo e pesquisar a possibilidade de metástases.

No caso da biópsia, no geral, o médico-veterinário faz a cirurgia para a retirada do tumor e envia o material coletado para análise. Com o resultado em mãos, poderá saber se o tumor é maligno ou benigno.

Tratamento

O tratamento do cachorro com caroço na mama é o cirúrgico, principalmente quando ele está no início e restrito às mamas. Já quando o câncer é agressivo ou está presente em mais de um ponto, é possível que o médico-veterinário oncologista opte pela quimioterapia, com a intenção de aumentar a sobrevida.

Como sempre, a melhor opção é a prevenção!

​​​​​​​Assessoria de Comunicação 


Voltar
Top