1. Home
  2. Notícias
  3. Saúde Única
Saúde Única

Dia Mundial do Leite: a importância dos Médicos-Veterinários e Zootecnistas


Publicado em: 01/06/2023 10:30 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Categoria: Saúde Única

 


No dia 1° de junho é comemorado o Dia Mundial do Leite. Essa data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), em 2001, com o objetivo de incentivar a população sobre o consumo de laticínios e também conscientizar sobre a produção responsável desses alimentos. 

O leite é um alimento importante para a humanidade há cerca de 11 mil anos, desde a Revolução Neolítica. Com a domesticação das vacas, logo cabras e ovelhas também foram sendo inseridas no cotidiano das populações e, hoje, a produção láctea “alimenta” mais de um bilhão de pessoas no mundo todo. 

No Brasil, são produzidos cerca de 33,6 bilhões de litros anuais, o que torna o país o terceiro maior produtor mundial. Além disso, o rebanho leiteiro brasileiro é o segundo maior do mundo, com aproximadamente 70 milhões de animais utilizados na pecuária de leite, entre vacas, novilhas, bezerras e touros. Por fim, em questões econômico-sociais, os empregos relacionados à cadeia láctea superam a marca de quatro milhões e as propriedades rurais leiteiras ultrapassam um milhão. 
 

Médico-Veterinário e Zootecnistas na produção láctea

É inegável a importância do leite e seus derivados para a sociedade. Mas é válido ressaltar que toda indústria de laticínios, de acordo com a lei, exige um responsável técnico (RT) habilitado.     

O Médico-Veterinário e/ou Zootecnista é o agente que garante o cumprimento de normas de qualidade e segurança, tudo para que o produto final chegue às casas dos consumidores com excelência.

Algumas das principais tarefas dos Médicos-Veterinários e Zootecnistas desde as fazendas à comercialização são:

  • Orientação dos produtores sobre manuseio, conservação, armazenamento e transporte do leite;

  • Garantia da sanidade dos rebanhos, incluindo alimentação e controle de doenças; 

  • Cuidados com a vaca leiteira em todas as fases - gestação, nascimento e desenvolvimento;

  • Elaboração de programas de profilaxia animal; 

  • Garantia das normas de biossegurança;

  • Melhoramento genético;

  • Desenvolvimento de tecnologias pecuárias. 

O Agronegócio do Leite é vital para o Brasil e para o mundo, por isso, neste Dia do Leite, não deixe de lembrar daqueles profissionais responsáveis pela produção segura e de qualidade.


 

Fontes: Embrapa Gado de Leite, Milkpoint, IBGE, FAO/ONU e CNA. 


Voltar
Top