1. Home
  2. Notícias
  3. Sanidade Animal
Sanidade Animal

Prevenção de parasitas em pets: Importância da consulta veterinária regular


Publicado em: 08/07/2024 08:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Categoria: Sanidade Animal

 


O CRMV-GO orienta que consultas veterinárias regulares são fundamentais para prevenir e combater parasitas em animais domésticos. A prevenção e o combate devem ser realizados tanto para parasitas intestinais, como vermes, quanto para ectoparasitas, como pulgas e carrapatos, ambos que podem comprometer seriamente a saúde dos animais e até dos humanos que convivem com eles.

Parasitas intestinais, como vermes, não afetam apenas a saúde dos animais, mas também representam riscos para a saúde humana. Algumas verminoses possuem caráter zoonótico, ou seja, podem ser transmitidas entre animais e seres humanos. Por isso, a prevenção é uma medida crucial. Essa prevenção é realizada através da vermifugação periódica dos animais, com dosagens e intervalos estabelecidos pelo médico-veterinário.

Além dos parasitas intestinais, os ectoparasitas, como pulgas e carrapatos, também são uma preocupação significativa, visto que podem causar desconforto, alergias e até transmitir doenças graves aos animais e humanos. A profilaxia, ou prevenção, é sempre a melhor estratégia para lidar com esses parasitas. Ao realizar a consulta veterinária, o responsável pelo animal será orientado quanto aos melhores meios de prevenção, seja a partir do uso de coleiras repelentes ou com a utilização de produtos orais ou tópicos que evitam a infestação do hospedeiro.

O CRMV-GO destaca que a prevenção, controle e combate de parasitas em animais não é apenas uma questão de bem-estar animal, mas também de saúde pública. Parasitas podem ser vetores de zoonoses e a prevenção é uma maneira eficaz de proteger todos os envolvidos. 

Sempre consulte o(a) profissional médico-veterinário(a) de sua preferência! 


Voltar
Top