1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Alerta sobre tentativas de Golpes em clínicas veterinárias goianas


Publicado em: 09/07/2024 08:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Categoria: Geral

 


O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Goiás (CRMV-GO) faz um alerta importante para todos os estabelecimentos veterinários do estado, devido a uma série de tentativas de golpes que têm ocorrido recentemente. Golpistas estão utilizando métodos intimidatórios para extorquir clínicas e seus profissionais.

Foi relatado à seção de Fiscalização do CRMV-GO que os criminosos estão ligando diretamente para as clínicas e/ou enviando mensagens por WhatsApp. Eles se apresentam como assaltantes e ameaçam os médicos-veterinários de plantão e demais funcionários da clínica. Em muitos casos, os golpistas possuem fotos pessoais dos profissionais, utilizando essas imagens para intensificar as ameaças.

Sob coação, os criminosos exigem medicamentos, anestésicos ou grandes quantias de dinheiro, colocando em risco a integridade física e financeira dos profissionais e da clínica como um todo.

 

Como se proteger de Golpes

Conforme repassado pelas autoridades, o CRMV-GO orienta que quaisquer ameaças ou tentativas de golpe, mesmo que o fato já tenha ocorrido, devem ser informadas imediatamente às autoridades competentes.

Confira as principais medidas preventivas:

  • Comunique às autoridades: Em caso de ameaça ou tentativa de golpe, informe imediatamente às autoridades competentes:

☎️ Polícia Civil - 197

☎️ Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC/GO) - (62) 3201-2650

  • Verifique a autenticidade: Sempre confirme a identidade de quem está ligando ou enviando mensagens. Solicite informações que apenas uma pessoa de confiança teria.

  • Não divulgue informações pessoais ou financeiras: Mantenha cautela ao fornecer qualquer tipo de informação solicitada de maneira urgente.

 

Orientação para proprietários de estabelecimentos veterinários

Além das medidas individuais, também é recomendável estabelecer um Plano de Segurança para o local. Treine toda a equipe para que estejam preparados para agir de maneira adequada em situações de emergência.

Se você conhece algum outro tipo de golpe relacionado às áreas médico-veterinária e zootecnista, informe o CRMV-GO para que possamos compartilhar e conscientizar mais profissionais. 

 

Assessoria de Comunicação do CRMV-GO


Voltar
Top