1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Entrega do Certificado de Regularidade do Centro de Saúde e Bem-estar Animal


Publicado em: 19/11/2020 00:00 | Categoria: Geral

 


Hospital Veterinário

 

O presidente do CRMV-GO, Rafael Vieira, esteve em reunião com o presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), médico-veterinário Gilberto Marques Neto e com a Coordenadora do Centro de Saúde e Bem-estar Animal de Goiânia, a médica-veterinária Karen Lopes Brito para entrega do Certificado de Regularidade de Pessoa Jurídica do Centro de Saúde e Bem-estar Animal de Goiânia. 

 

O  Centro de Saúde, é um projeto inovador da prefeitura de Goiânia e será administrado pela AMMA. A unidade tem como objetivo a medicina veterinária do coletivo e a prestação de serviço médico veterinário exclusivamente para população de baixa renda. Inicialmente, a estrutura do centro conta com três consultórios veterinários, uma sala de triagem e uma sala de vacinação de animais, para atendimento clínico ambulatorial de 30 animais por dia. Futuramente será construído o centro cirúrgico para implantação de programas de castração e controle populacional de cães e gatos. 

 

Do projeto 

 

A construção do Centro de Saúde e Bem-estar Animal foi autorizada pelo prefeito Iris Rezende em atendimento ao projeto de autoria do vereador Zander Fábio em 2018 e regulamentado segundo o decreto n⁰1536/2019.

Conforme previsto no decreto, a unidade entrará em funcionamento de forma gradativa, sendo que a primeira etapa será destinada aos atendimentos clínico-ambulatoriais, como consultas, vacinação, coleta de material para exames, suturas de pele e ferimentos e aplicação de medicamentos. Em breve também haverá diagnóstico por imagem e laboratório de patologia clínica e posteriormente, mas sem uma data definida, está prevista a construção do bloco cirúrgico para realização de castração e outros atendimentos de alta complexidade. O projeto final prevê que a unidade se torne um hospital veterinário com atendimento 24h. Até que o projeto final seja implementado a AMMA estabelecerá parcerias público-privadas para os casos mais complexos que chegarem à unidade. 

 

Medicina veterinária do coletivo 

 

Os objetivos do Centro de Saúde e Bem-estar Animal foram amplamente discutidos e pesquisados pela equipe de profissionais da AMMA, tendo como uma das principais idealizadoras a médica-veterinária Luana Borboleta, que atualmente não pertence ao quadro de servidores da agência, mas integra a diretoria de vigilância em zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia. 

 

A proposta do Centro é trabalhar a medicina veterinária do coletivo, uma área que envolve a medicina preventiva, a saúde pública, o controle de zoonoses, o comportamento e bem estar animal, a bioética, a gestão ambiental e gestão de riscos envolvendo populações animais. Tem o objetivo de zelar pela saúde e bem-estar dos animais e das pessoas de forma integrada ao ambiente onde vivem. 

 

Portanto, o Centro de Saúde e Bem-estar Animal da AMMA atuará de maneira integrada com a Diretoria do Centro de Controle de Zoonoses da SMS quando, durante os atendimentos, for constatada alguma doença infecciosa com risco para o ser humano. Além disso, serão desenvolvidas no centro programas de políticas de controle populacional, ações de educação e saúde, promoção da posse responsável, programas de estímulo à adoção e acolhimento de uma população totalmente desassistida de atendimento médico-veterinário.

 

Durante a reunião o presidente do CRMV-GO ressaltou a importância do projeto para o município de Goiânia, reforçando a necessidade de atender ao objetivo principal e de possuir corpo técnico qualificado para prestar o tipo de atendimento proposto. 

 

Dos critérios para atendimento. 

 

Compete ao Centro de Saúde e Bem-Estar Animal o atendimento aos animais cujo tutor goze de baixa renda, sendo este cadastrado em qualquer dos programas sociais. Serão atendidos também os animais que forem encaminhados por qualquer órgão público, ONG’s ou protetores independentes que estiverem devidamente registrados na Unidade. Além disso, por se tratar de um local que visa a medicina veterinária do coletivo e o bem-estar social da população, também serão atendimentos os animais que comprovadamente, tiverem sido vítimas de crime, contravenção, acidentes ou que vivenciar o estado de abandono.


Voltar
Top