1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Inquérito Soroepidemiológico de Anemia Infecciosa Equina


Publicado em: 27/11/2020 00:00 | Categoria: Geral

 


A AGRODEFESA, durante os meses de Novembro e Dezembro deste ano, está realizando a coleta de amostras de soro de equídeos de 393 propriedades rurais e urbanas do Estado de Goiás para realizar o Inquérito Soroepidemiológico de Anemia Infecciosa Equina.  Durante esses meses, as equipes compostas por Fiscais Estaduais Agropecuários e Agentes de Fiscalização da AGRODEFESA visitarão as propriedades sorteadas para aplicação de um questionário epidemiológico e para realizar a coleta das amostras que serão analisadas pelo LABVET.

 

O objetivo do inquérito é de verificar a prevalência da doença em Goiás, possibilitando a identificação dos principais fatores de risco para a enfermidade, o conhecimento de sua distribuição espacial e dispersão nos municípios goianos.

 

A Anemia Infecciosa Equina é uma doença endêmica no estado de Goiás, acomete equinos, asininos e muares de ambos os sexos e de qualquer idade. É uma doença transmitida por vetores mecânicos hematófagos, fômites, equipamentos e instrumentos contaminados. Segundo a AGRODEFESA, o serviço veterinário oficial necessita da pesquisa técnico-científicas para direcionamento das ações de defesa e implementação de controles mais eficazes para proteção da sanidade animal.


Voltar
Top