3. Fiscalização
Fiscalização

CRMV-GO realiza fiscalização em castramóvel e encontra diversas irregularidades.

Publicado em: 16/02/2023 17:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Categoria: Fiscalização

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás realizou na última quarta-feira, 15/02, fiscalização em castramóvel. Durante a fiscalização foram constatadas diversas irregularidades.

A equipe de fiscalização do CRMV-GO observou que o castramóvel não tinha registro junto ao conselho e não havia um profissional médico-veterinário responsável técnico. Foram encontrados medicamentos vencidos, falta de triagem dos animais, não havia evidência de que os animais passavam por atendimento pré operatório, não havia protocolo de procedimento pós operatório, a estrutura era precária, o que não garante uma qualidade higiênica sanitária para o local, aumentando a chance de infecções secundárias, o que pode atrapalhar na recuperação dos animais e em alguns casos pode causar até a morte.

Os projetos de controle populacional só podem acontecer se estiverem registrados junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária e se tiver médico-veterinário responsável técnico para responder por todas as questões técnicas de bem-estar, segurança e qualidade dos procedimentos que estão sendo realizados. Esses projetos são regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária por meio da Resolução 962/2010 e a resolução 1275/2019.

Projeto de Castração

Todo Programa deve contemplar o projeto elaborado pelo Responsável Técnico, a ser apresentado ao CRMV-GO com antecedência mínima de 60 (sessenta) dias do início da execução. O projeto de execução deve contemplar, no mínimo, os seguintes itens: Orientação sobre os cuidados pré e pós-operatórios aos responsáveis pelos animais; Transporte dos animais; Equipamentos e materiais necessários; Equipe de trabalho; Procedimentos pré, trans e pós-operatórios; Sistema de triagem; Identificação e registro dos animais; Atividades de educação sanitária, bem-estar animal e de guarda responsável, se possível inseridos no ensino básico municipal.

“O CRMV-GO reconhece a importância dos projetos de castração, tanto sabe da importância, que há uma regulamentação desde 2010, a Resolução 962/2010, ditando como devem ser realizados. Essa regulamentação se dá justamente pela preocupação com os procedimentos de esterilização de cães e gatos com a finalidade de educação em saúde, guarda responsável e controle populacional. Se esses procedimentos cirúrgicos são realizados sem a devida segurança os animais podem ser submetidos a dor e sofrimento.” Afirma o presidente do CRMV-GO, Rafael Vieira.

O Conselho, exercendo seu papel institucional, busca o bem-estar dos animais, assim como a proteção dos profissionais e sociedade envolvidos nestes projetos e não permite que procedimentos cirúrgicos sejam realizados sem os cuidados necessários para garantir que os animais submetidos a estes, não passem por dor ou sofrimento.