3. Sanidade Animal
Sanidade Animal

Período de seca: ações para reduzir os impactos do período na produção animal

Publicado em: 04/08/2023 08:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Categoria: Sanidade Animal

A estiagem é uma condição climática recorrente e com amplas repercussões no âmbito da produção agropecuária. As diferentes formas de enfrentamento dependem da infraestrutura disponível na propriedade, especialmente no que diz respeito à capacidade de armazenamento de água e gerenciamento do espaço físico, com destaque para o manejo das pastagens e solo.

Com o início do mês de agosto, é comum que o período de estiagem fique mais rigoroso, principalmente em Goiás. A seca atinge não somente a vegetação, como também a produção animal.

Pensando nisso, o CRMV-GO conversou com o zootecnista Bruno de Souza Mariano, coordenador do curso de Zootecnia da PUC Goiás e membro do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNES-CFMV), para destacar algumas ações que auxiliarão os produtores a reduzirem os impactos do período de estiagem na produtividade animal.

Confira as ações:

• Captação e armazenamento de água: a identificação dos pontos de captação e armazenamento de água na propriedade, preservando a vegetação próxima à nascente, que ajuda a conservar o recurso hídrico do solo;

• Aumento da disponibilidade de água e conforto térmico para o gado leiteiro: o objetivo é diminuir a perda hídrica através da transpiração. Prover sombra, alterar o horário da ordenha, tudo isso deve ser pensado para reduzir o impacto negativo na produtividade;

• Observar a oferta de água e alimento para aves e suínos: o excesso de calor pode causar diminuição na ingestão de alimentos de aves e suínos, provocando perda de peso e até morte dos animais. O plantel deve contar com a oferta de água em quantidade e qualidade adequada;

• Piscicultura e qualidade da água: a estiagem pode prejudicar a qualidade da água nos viveiros de piscicultura, causando redução no crescimento, problemas de saúde e até a mortalidade dos peixes. Dessa forma, os produtores devem dar uma atenção especial ao oxigênio baixo e à transparência abaixo de 25 cm, corrigindo-a com adubos, fertilizantes ou ração, se necessário.

O CRMV-GO ressalta a importância do acompanhamento da produção animal por parte de zootecnistas e médicos-veterinários, sempre visando a produtividade e também o bem-estar dos animais.