1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Tartarectomia só com anestesia


Publicado em: 00/00/0000 00:00 | Categoria: Geral

 


Tartarectomia só com anestesia. O assunto tem gerado polêmica entre os profissionais que atuam em consultórios veterinários. O presidente da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV), Méd. Vet. Leonel Rocha, esclarece que, segundo critérios aferidos por entidades internacionais de Odontologia Veterinária, a limpeza profunda dos dentes para eliminar as doenças periodontais só pode ser feita com animal anestesiado para que o procedimento seja bem executado (assista ao vídeo).

 

Conforme estudiosos da área (GIOSO, 2007; GORREL et al., 2007; HARVEY & EMILY, 1993) [1] a anestesia geral é essencial para a realização do tratamento de periodontite. É imprudente fazer a raspagem periodontal somente com sedativos. A equipe cirúrgica deve estar equipada com gorro, máscara, luvas e óculos para diminuir o contato com as bactérias que se espalham por todo o centro cirúrgico, por meio de aerossol, principalmente quando se utiliza o ultrassom.

 

O Conselho esclarece que os fiscais, quando flagram aparelhos de ultrassom dentário nos consultórios veterinários, pedem para que o equipamento seja retirado do local, em cumprimento ao artigo 6° da Resolução CFMV nº1015/2012. A normativa esclarece que os consultórios veterinários são estabelecimentos de propriedade de Médico Veterinário destinados ao ato básico de consulta clínica, curativos, aplicação de medicamentos e vacinações de animais, sendo vedada a realização de procedimentos anestésicos e/ou cirúrgicos e a internação. Portanto, as normas estabelecidas pelo CFMV se fundamentam no cuidado com o paciente, para que o animal não sinta dor e obtenha um tratamento adequado. A preocupação é com o bem-estar do animal.

 

 


[1] GIOSO, M.A. Odontologia veterinária para o clínico de pequenos animais. 2. ed. São Paulo: Manole. 2007. p.1-23.

GORREL, C.; GRACIS, M.; HENNET, P.; VERHAERT, L. Doença periodontal no cão. Focus 2007.

HARVEY, C.E., EMILY, P.P. Small animal dentistry. Saint Louis: Mosby, 1993. p.89-141.

 


Voltar
Top