Ciclo de Palestras Zootecnia

Publicado em: 00/00/0000 00:00 | Categoria: Geral

O 5° Ciclo de Palestras da Zootecnia foi realizado dia 18 de junho, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). Cerca de 150 profissionais e estudantes prestigiaram o evento, organizado pela Comissão Estadual de Zootecnia do CRMV-GO em comemoração ao Dia do Zootecnista, celebrado dia 13 de maio.  O presidente da Comissão, Zoot. Fabrício Estrela Mendonça, fez a abertura do Ciclo e lembrou os 50 anos de estudos da Zootecnia no Brasil, uma data festiva para a classe.  Desde a primeira escola de Zootecnia de Goiás, a Unirv (então Escola Superior de Ciências Agrárias de Rio Verde), em 1985, os zootecnistas vêm ganhando espaço no agronegócio goiano.  O Zoot. Fabrício Estrela Mendonça comunicou que o Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec) será realizado em Goiânia, pela segunda vez, em 2018, ação que vai coroar os 50 anos de regulamentação da profissão.

O presidente do CRMV-GO, Méd. Vet. Benedito Dias de Oliveira Filho falou sobre a parceria entre CRMV-GO e Faeg/Senar de levar projetos de educação continuada a todas as escolas de veterinária e zootecnia de Goiás. Este projeto deve ser concluído no segundo semestre deste ano e amplamento divulgado. O vice-presidente administrativo da Faeg, Eurípedes Barsanulfo, também ressaltou a importância deste projeto para os profissionais que atuam no agronegócio goiano. O profissional não pode ser "mais ou menos" deve ser sempre o melhor.

A programação  do Ciclo de Palestras da Zootecnia foi a seguinte:

- O Mercado da Carne Suína – realidade e potencial. A palestrante foi a professora Melissa Selaysim de Campos, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

- Estratégias Nutricionais para o Aumento de Resultados na Pecuária de Cria – O palestrante foi o Méd. Vet. Flávio Geraldo de Castro, da Agrocria

- Profissional das Agrárias: visão além do óbvio – O palestrante foi o Méd. Vet. Daniel Brum, da AgroSabino

- Tecnologias da Produção de Leite – O palestrante foi o Zoot. João Luiz do Couto Neto, da + Leite Tecnologias

- Bem –estar Animal – O palestrante foi o Zoot. Weder de Lima Vieira, do Senar Goiás.

Ao final do evento, foi entregue o Prêmio Zootecnista Destaque 2016, que prestigiou seis profissionais que apresentaram relevantes serviços para a classe, uma forma de reconhecimento de suas atividades profissionais com ética e geração de valor ao agronegócio.

Categoria: Educação/Pesquisa. Os homenageados foram os Zootecnistas Fernando José dos Santos, da regional Jataí da UFG e Renato Tangari Dib, da UEG de São Luis de Montes Belos.

Categoria: Empreendedor. Os homenageados foram os Zootecnistas Ademar Pereira Leal Filho, sócio-fundador da Campo Rações e Marco Elísio Nunes Cunha, sócio-diretor da empresa Planalto Máquinas Agrícolas.

Categoria Extensionista. Os homenageados foram os Zootecnistas Pedro Henrique Ferro, sócio-diretor do Confinamento Macaé e Luciana dos Reis Valadão, instrutora do Senar Goiás.

As fotos do evento estão em Galeria de Fotos no site www.crmvgo.org.br e também no álbum do Facebook.