1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Saúde Pública em Foco


Publicado em: 02/07/2018 00:00 | Categoria: Geral

 


Saúde Pública precisa de Médicos Veterinários

 

O Seminário Saúde Única em Foco: o papel do Médico Veterinário e as políticas públicas aconteceu dia 14 de agosto, na Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (UFG), uma promoção da Comissão de Saúde Pública do CRMV-GO. As palestras foram uma forma de despertar os profissionais e estudantes que participaram do evento para a importância do Médico Veterinário no contexto da Saúde Única, um conceito que surgiu para traduzir a união indissociável entre a saúde animal, humana e ambiental.


Neste sentido, olhar o todo torna-se fundamental para garantir níveis excelentes de saúde. Muitas doenças podem ser prevenidas e combatidas por meio da atuação integrada entre a Medicina Veterinária, a Medicina Humana e outros profissionais de saúde.


Doenças Negligenciadas


A primeira palestra do dia foi do Méd. Vet. Nélio Batista de Morais, presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública do CFMV. Ele ressaltou os desafios dos Médicos Veterinários no Brasil com um cenário climático que é um verdadeiro biotério de vetores, além da falta de saneamento básico em mais de 50% dos municípios brasileiros, acolhimento de imigrantes sem implementação de políticas sanitárias básicas como vacinação e quarentena, enfermidades negligenciadas há décadas, como a Leishmaniose Visceral Canina, consumo de carnes clandestinas e outros produtos de origem animal sem inspeção sanitária, inclusive nas regiões mais desenvolvidas do país. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), para cada dólar investido em água e saneamento, economiza-se 4,3 dólares em saúde global, entretanto, em 2018 o Brasil não atinge sequer níveis razoáveis de saneamento. "A saúde deve ser a matriz de todos os processos", ressaltou Morais, que falou sobre a Importância do Médico Veterinário na Saúde Única.


Para o presidente da Comissão de Saúde Pública do CRMV-GO, Méd. Vet. Geraldo Edson Rosa, o país precisa urgentemente de Médicos Veterinários capazes de traçar estratégias a fim de evitar epidemias como os recentes surtos de chikungunya, zika, dengue, Febre de Mayaro (mais um vírus transmitido pelo Aedes aegypti), entre outros. Esses profissionais de Saúde Pública devem ter habilidades para propor ações que possam erradicar zoonoses e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Entretanto, muitos médicos veterinários e estudantes ainda não foram despertados para esse segmento tão importante da Medicina Veterinária, nem mesmo estimulados nas universidades, pois as instituições de ensino da Medicina Veterinária não têm enfatizado a capacitação adequada nesse setor, segundo os palestrantes, mesmo constando nos currículos dos cursos. A  situação é lamentada pelos CRMVs de todo o Brasil.


NASF


Vale lembrar que desde 2011, o Médico Veterinário está incluído no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Esta é uma conquista da sociedade e dos gestores públicos com visão interdisciplinar e integrada da abordagem profissional na atenção básica à saúde da população. Desde o reconhecimento da Medicina Veterinária como profissão da área de saúde (Resolução CNS n° 287/98) e sua inclusão no NASF (Portaria GM/MS n° 2488/11), cada vez mais gestores públicos municipais têm estruturado equipes de saúde incluindo Médicos Veterinários para atender prioridades identificadas nos seus levantamentos epidemiológicos e de acordo com as necessidades locais.


A programação do seminário incluiu os seguintes temas: a importância do Médico Veterinário na Saúde Única; Vigilância em Saúde no Estado de Goiás; Sistema de Inspeção Municipal (caso do SIM de Rio Verde-GO); Projeto Goiás contra a Carne Clandestina (parceria entre Ministério Público de Goiás, CRMV-GO e outros órgãos); Normas de Vigilância de Zoonoses no Brasil; o papel das unidades de controle de zoonoses e responsabilidade técnica; situação epidemiológica das zoonoses no Estado de Goiás; Saúde no trabalho do Médico Veterinário e unidades de vigilância de Zoonoses.


 

As palestras do Seminário Saúde Única em Foco estão disponíveis  AQUI.

 


 


Voltar
Top