Coronavírus

Publicado em: 17/03/2020 00:00 | Categoria: Geral

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que, até o momento, não há evidência significativa de que animais de estimação possam ficar doentes ou transmitir o novo coronavírus (Covid-19). Mesmo assim, a recomendação é de que as pessoas infectadas evitem o contato com seus cães e gatos.

O médico-veterinário e tesoureiro do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), goiano Wanderson Ferreira, explica que, por enquanto, não há comprovação científica de que os animais transmitam para o homem e, até hoje, o entendimento é de que os animais não são suscetíveis ao novo coronavírus (Covid-19).

Existe um tipo de coronavírus que atinge o trato gastrointestinal de cães, podendo desencadear um processo de diarreia e vômito. Mas o homem é resistente a ele e não tem nada a ver com o Covid-19, que ataca as vias respiratórias. É a Coronavirose Canina, com vacina disponível no mercado pet.

Governo de Goiás publica decreto sobre funcionamento de estabelecimentos

O CRMV-GO orienta, segundo o Decreto Estadual 9637/2020, válido a partir de 19 de março:

- Estabelecimentos veterinários (consultórios, clínicas e hospitais) têm função não só para o bem-estar dos animais, mas também para saúde humana no controle de zoonoses, consequentemente os atendimentos médico-veterinários são essenciais para saúde pública e bem-estar da população. Assim, a manutenção dos atendimentos deve ocorrer com rigor máximo no que se refere aos cuidados sanitários.

- É prudente que esses estabelecimentos suspendam os atendimentos clínicos e cirúrgicos eletivos, restringindo-se às urgências e emergências. É muito importante que informem à população sobre a decisão.

- Pacientes já internados devem continuar seus tratamentos até a alta médico-veterinária.

- Os serviços como petshops, casas agropecuárias e fábricas de ração são essenciais para disponibilidade de alimentos e medicamentos aos animais, portanto, essas empresas podem ficar abertas. Vale lembrar que o sistema de delivery pode ser usado como alternativa para de vendas, a fim de evitar os atendimentos presenciais.

- Os serviços de estética animal, como banho e tosa, neste momento de crise, podem ser considerados como não essenciais e devem ser suspensos até que a situação normal se reestabeleça.

- Os médicos veterinários, enquanto profissionais de saúde, devem informar a população sobre não haver comprovação de infecção de animais com o SARS-CoV2, porém os animais podem transportar o vírus, sendo importante manter a higiene quando há o contato direto com os animais de estimação.

-  Os medicamentos e as vacinas utilizadas em animais não tratam e não protegem contra COVID-19. Os médicos veterinários devem zelar pela informação adequada à população.

Os médicos veterinários e zootecnistas devem auxiliar no combate de informações falsas e têm o dever de informar adequadamente a população sobre os cuidados necessários de prevenção da COVID-19.

Relembramos que diariamente a situação geral será reavaliada e a qualquer momento o posicionamento poderá ser redefinido.

Orientações do CFMV

O atendimento a distância continua proibido, conforme determina o Código de Ética do Médico-Veterinário. A consulta clínica deve ser presencial, seja no consultório ou em domicílio, mas, sempre que possível, de forma restrita, individualizada, reduzindo aglomerações.

O Conselho Federal ainda orienta que os profissionais sejam mais severos com a higienização dos ambientes, limpando o recinto a cada atendimento. Limpar principalmente o mobiliário e os utensílios que tiveram contato direto com o animal ou com o tutor, como mesas, bancadas, instrumentos, cadeiras e tudo que foi utilizado durante o atendimento dos pacientes. As recepções também devem intensificar a limpeza.

Higienização

Os responsáveis técnicos dos estabelecimentos veterinários devem manter e reforçar a rotina de higienização que já é exigida e preconizada pela legislação. Devem usar água sanitária ou amônia quaternária, desinfetantes clássicos utilizados na limpeza rotineira das unidades de saúde. Além disso, a Vigilância Sanitária indica que seja usado o álcool 70% no atendimento clínico dos animais, substância com alto poder de desinfecção.

Para higiene pessoal do profissional, a recomendação também é de manter o procedimento padrão de lavar as mãos e os antebraços com água corrente e sabão, antes e após os atendimentos. A OMS recomenda o uso de máscaras somente para pessoas com sintomas e, sempre que possível, disponibilizar álcool em gel. Nas cirurgias, manter o processo padrão de assepsia.

Informações oficiais

Consulte o site oficial do Ministério da Saúde sobre o assunto: saude.gov.br/novo-coronavirus e acompanhe as informações  oficiais sobre como prevenir o contágio, boletins epidemiológicos, plano de contingência, entre outras informações, inclusive para profissionais de saúde.

Baixe o aplicativo gratuito "Coronavirus SUS" e informe-se! Tem dicas, contatos das unidades de saúde mais próxima e  muita informação sobre prevenção.

Assessoria de Comunicação do CFMV, com adaptações do CRMV-GO.

Matéria relacionada:

INFORMAÇÕES FALSAS SOBRE VACINAS JÁ CHEGAM AOS CONSULTÓRIOS VETERINÁRIOS