Decreto Estadual

Publicado em: 18/03/2020 00:00 | Categoria: Geral

Consulte a liberação provisória das atividades, conforme atualização em 20 de abril de 2020https://www.go.gov.br/home

O CRMV-GO enquanto autarquia federal que tem como princípio a proteção da sociedade, diante da situação atual de emergência em saúde pública, ESCLARECE que:

- Estabelecimentos veterinários (consultórios, clínicas e hospitais) têm função não só para o bem-estar dos animais, mas também para saúde humana no controle de zoonoses, consequentemente os atendimentos médico-veterinários são essenciais para saúde pública e bem-estar da população. Assim, a manutenção dos atendimentos deve ocorrer com rigor máximo no que se refere aos cuidados sanitários.

- Os serviços como petshops, casas agropecuárias e fábricas de ração são essenciais para disponibilidade de alimentos e medicamentos aos animais, portanto, as empresas podem ficar abertas. Vale lembrar que o sistema delivery pode ser usado como alternativa de vendas, evitando os atendimentos presenciais e limitando a exposição dos funcionários. Ressaltamos que o art. 2º, inciso V, do Decreto Estadual nº 9637/2020 diz que ficam suspensas, pelos próximos 15 dias, "todas as atividades em shopping centers e nos estabelecimentos situados em galerias ou pólos comerciais de rua atrativos de compras".

- Os médicos veterinários, enquanto profissionais de saúde, devem informar a população sobre não haver comprovação de infecção de animais com o SARS-CoV2, porém os animais podem transportar o vírus, sendo importante manter a higiene quando há o contato direto com os animais de estimação.

-  Os medicamentos e as vacinas utilizadas em animais não tratam e não protegem contra COVID-19. Os médicos veterinários devem zelar pela informação adequada à população.

- Os médicos veterinários e zootecnistas devem auxiliar no combate de informações falsas e têm o dever de informar adequadamente a população sobre os cuidados necessários de prevenção da COVID-19.

Relembramos que diariamente a situação geral será reavaliada e a qualquer momento o posicionamento poderá ser redefinido.

Matérias relacionadas:

VEJA AS RECOMENDAÇÕES DO CFMV PARA OS ATENDIMENTOS VETERINÁRIOS