3. Sanidade Animal
Sanidade Animal

Goiás recebe reconhecimento nacional de livre de febre aftosa sem vacinação

Publicado em: 26/03/2024 14:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Categoria: Sanidade Animal

O estado de Goiás marca um avanço significativo para o setor agropecuário e para a saúde animal ao ser reconhecido como livre da febre aftosa sem vacinação, conforme estabelecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) na Portaria MAPA Nº665, publicada na na última quinta-feira (21). Além de Goiás, outras 16 unidades federativas, incluindo Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins e Distrito Federal estão inclusos na medida.

Nestes locais ficam proibidos o armazenamento, a comercialização e o uso de vacinas contra a febre aftosa. A medida também restringe a movimentação de animais e de produtos dessas unidades federativas para as demais áreas que ainda praticam a vacinação no país. A proibição permanecerá em vigor até que a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) conceda internacionalmente o reconhecimento de status sanitário de livre de febre aftosa sem vacinação a todas as unidades do país. Tais determinações entram em vigor a partir de 2 de maio.

No estado de Goiás, a última etapa da vacinação contra a febre aftosa foi realizada há mais de um ano, em novembro de 2022, uma vez que alcançou níveis excelentes de cobertura vacinal e também foram realizados vários inquéritos epidemiológicos que constataram não haver a circulação do vírus da febre aftosa no rebanho goiano, segundo a Agrodefesa.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás reconhece e congratula o árduo trabalho entre os órgãos oficiais de defesa agropecuária, pecuaristas e profissionais médicos-veterinários e zootecnistas na vacinação dos rebanhos e demais ações que possibilitaram o reconhecimento para o mercado pecuário goiano.