Prêmios CFMV 2024: Indicações até 30 de junho

Publicado em: 20/05/2024 13:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Categoria: Geral

O CRMV-GO informa que as indicações às premiações mais tradicionais do Conselho Federal de Medicina Veterinária – Prêmio Professor Paulo Dacorso Filho para profissionais médicos-veterinários e Prêmio Professor Octávio Domingues para profissionais zootecnistas – deverão ser feitas até o dia 30 de junho, acompanhadas de memorial ou currículo e documentos comprobatórios.

Conforme a Resolução CFMV nº 1.386, 16 de março de 2021, o profissional indicado deve preencher os seguintes requisitos:

I – estar inscrito no Sistema CFMV/CRMVs;

II – estar em situação de regularidade financeira com o Sistema CFMV/CRMVs;

III – não ter sido condenado em processo ético-disciplinar e criminal.

Além disso, a Comissão de Avaliação será constituída por três Conselheiros Federais Suplentes, devendo compreender a análise de todos os profissionais indicados e respectivos documentos, fundamentando e considerando:

I – formação, aperfeiçoamento e atualização profissionais

II – atividades profissionais;

III – atividades administrativas;

IV – títulos, homenagens e aprovação em concursos;

V – produção técnica e científica;

VI – participação em atividades sociais e de extensão;

VII – participação em entidades de classe;

VIII – participação em órgãos ou entidades públicas.

Prêmio Professor Paulo Dacorso Filho

O Prêmio Professor Paulo Dacorso é outorgado a médico-veterinário que tenha realizado relevantes serviços à ciência veterinária e ao desenvolvimento agropecuário do país. A premiação é anual e a avaliação dos candidatos é feita pela Comissão de Avaliação e Julgamento, constituída pelos conselheiros do CFMV. Os vencedores são definidos por voto, em sessão plenária, conforme estatuto disposto na Resolução CFMV nº 677, de 14 de dezembro de 2000, alterado pela Resolução CFMV nº 1.386, 16 de março de 2021.

O nome prêmio é uma homenagem ao médico-veterinário Paulo Dacorso Filho, que dedicou sua carreira às principais causas da Medicina Veterinária e do CFMV, do qual foi integrante. Formado pela Escola Nacional de Veterinária da Universidade Rural do Brasil, em 1934, fez parte de várias associações e sociedades. O título de mestre em Patologia foi concedido pela Universidade Wisconsin, Estados Unidos, em 1947. Como professor, lecionou em instituições do Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul. Publicou cerca de 70 artigos científicos e ocupou diversos cargos em respeitadas instituições.

Prêmio Professor Octávio Domingues

O Prêmio Professor Octávio Domingues destaca zootecnistas brasileiros que tenham realizado relevantes serviços ao desenvolvimento agropecuário do Brasil. A premiação é anual e a avaliação dos candidatos é feita pela Comissão de Avaliação e Julgamento, constituída pelos conselheiros do CFMV. Os vencedores são definidos por voto, em sessão plenária, conforme estatuto disposto na Resolução CFMV nº 870, de 10 de dezembro de 2007 e alterado pela Resolução CFMV nº 1.386, 16 de março de 2021.

O nome do prêmio é uma homenagem a Octávio Domingues, autor de diversos estudos de importância para o desenvolvimento da Zootecnia no Brasil. Nascido em Xapuri (AC), ele foi o primeiro professor de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura do Pará, em 1918. Graduou-se como engenheiro agrônomo em Piracicaba (SP) e pós graduou-se nos Estados Unidos. Lecionou a disciplina ‘Zootecnia Geral’ na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, onde cursou a graduação. Mais tarde, passou a professor catedrático de Zootecnia Especial da Escola Nacional de Agronomia, hoje Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Representando a UFRRJ, integrou a equipe de professores enviados aos Estados Unidos para avaliação dos procedimentos administrativos, didáticos, de pesquisa agronômica e extensão rural adotados pelo Sistema Universitário Norte-Americano dos “Laind Grant Colleges”.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CRMV-GO e CFMV.