1. Home
  2. Notícias
  3. Sanidade Animal
Sanidade Animal

Importância da Radiografia Intraoral em procedimentos odontológicos veterinários


Publicado em: 23/02/2024 08:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Categoria: Sanidade Animal

 


De acordo com o Colégio Americano de Odontologia Veterinária (AVDC), a Sociedade Americana de Odontologia Veterinária (AVDS) e a Associação Americana dos Hospitais Veterinários (AAHA) todo paciente odontológico deve ter toda a boca radiografada, mesmo para os procedimentos odontológicos mais simples como as limpezas dentárias, visto que as radiografias intraorais revelam alterações que estão abaixo da gengiva e que não podem ser vistas sem seu auxílio.

A recomendação se baseia em estudos que mostram que quando se faz radiografia de todos os dentes durante os tratamentos odontológicos, cerca de 30% dos dentes dos pacientes caninos e 40% dos dentes dos pacientes felinos apresentam alterações radiográficas que indicam doenças que prejudicam toda sua saúde.

O CRMV-GO ressalta que o profissional médico-veterinário que não faz a radiografia de todos os dentes durante um tratamento odontológico, assume o risco de deixar para trás alterações que podem causar dor e prejuízo à saúde de seus pacientes. É crucial contar com profissional médico-veterinário habilitado e especializado em Odontologia Veterinária para procedimentos seguros e eficazes. 

 

Tratamento Periodontal

As doenças orais (incluindo a doença periodontal) representam grande parte dos problemas de saúde que afetam cães e gatos no Brasil e no mundo. O exame completo da cavidade oral e tratamento adequado são parte importante dos cuidados de saúde, visando o bem estar animal e qualidade de vida.

A área mais importante que deve ser examinada e higienizada é o sulco gengival, e nos casos graves, as bolsas periodontais. Essa é a área que circunda o dente em todas as suas faces e que deve receber toda a atenção dos profissionais veterinários. A raspagem dentária pode ser realizada com ultrassom odontológico ou mesmo curetas e, por se tratar de materiais cortantes, deve ser realizada com todo o cuidado, até porque a raspagem subgengival pode causar incômodo.

Apesar do paciente humano permitir o trabalho do dentista sem uso de anestesia, o mesmo trabalho não pode ser realizado em animais sem que estes sejam submetidos à anestesia geral, acompanhados de um profissional anestesiologista veterinário.

 

Fontes: Associação Brasileira de Odontologia Veterinária e Odontovet.


Voltar
Top