1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Medicina Veterinária Legal


Publicado em: 30/10/2019 00:00 | Categoria: Geral

 



A Medicina Veterinária Legal passa a integrar a lista de Comissões Técnicas do CRMV-GO. A Comissão de Medicina Veterinária Legal é composta pelos Médicos-Veterinários: Ingrid Bueno Atayde Machado (presidente), Cristiano Mougenot Mores, Luciana Batalha de Miranda Araújo, Hugo Henrique Ferreira, Rafael Costa Vieira, Joselaine do Amaral Barberato e Lúcio Costa e Silva Cruz. Reunião Pública para oficializar a comissão aconteceu dia 13 de novembro, no CRMV-GO, oportunidade para apresentar o escopo da comissão, firmar parcerias de atuação e instituir uma rede colaborativa entre os diversos componentes das esferas da justiça, saúde e segurança.

A reunião contou com a palestra do Médico-Veterinário, MSc. e Dr. Sérvio Túlio Jacinto Reis, que é Perito Criminal Federal (Polícia Federal), lotado no Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília-DF, fundador e ex-Presidente da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal, Diretor da Associação Iberoamericana de Medicina e Ciências Veterinárias Forenses, com experiência na área de Criminalística, notadamente em perícias de crimes contra a fauna. O Dr. Sérvio participou da criação do Sistema Integrado de Ocorrências com envolvimento de animais no PR e CE e nos auxiliará no início dos trabalhos para a implantação de um sistema semelhante no Estado de Goiás.

De acordo com a presidente da Comissão, Méd. Vet. Ingrid Bueno Atayde Machado, também vice-presidente do CRMV-GO, ao longo dos últimos 20 anos, a Medicina Veterinária tem evidenciado áreas nas quais o papel do médico-veterinário é fundamental, a exemplo da Medicina Veterinária Legal (MVL), que consiste na aplicação dos princípios, conhecimentos, tecnologia e métodos próprios da Medicina Veterinária, somados às ciências afins, ao esclarecimento de questões judiciais, à formulação de normas e em auxílio ao Direito e à Justiça por meio da aplicação dos conhecimentos da Medicina Veterinária nas áreas penal, cível, securitária, ética, mediações, consultorias e auditorias ou que tenham interesse científico pelo tema.





 


Voltar
Top