1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Peste Suína Clássica


Publicado em: 17/12/2019 00:00 | Categoria: Geral

 


Anunciado em outubro pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica foi oficializado dia 13 de dezembro, por meio da Portaria nº 264, publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Atualmente, o país possui 95% de sua suinocultura industrial livre da Peste Suína Clássica (PSC) e é reconhecido como zona livre pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). O Nordeste, no entanto, possui áreas endêmicas da doença. Recentemente, houve surtos nos estados do Ceará, Piauí e Alagoas.

A PSC causa prejuízos sanitários e socioeconômicos graves, principalmente pelas perdas diretas e restrições comerciais impostas a produtos oriundos de áreas não livres da doença.

O plano estratégico foi capitaneado Programa Nacional de Sanidade de Suídeos do ministério e será implementado nos 11 estados brasileiros considerados zona não livre da PSC no país: Alagoas, Amapá, Amazonas (parte), Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima. Juntos, reúnem cerca de 18% do rebanho suíno nacional, com cerca de 300 mil estabelecimentos rurais, segundo o Mapa. A ideia é que ministério faça o acompanhamento das medidas a serem tomadas, as quais ficarão a cargo dos estados.

Mais informações:

Mapa implementa plano estratégico para erradicar Peste Suína Clássica

CLIQUE AQUI E ACESSE O PLANO BRASIL LIVRE DE  PSC


Assessoria de Comunicação do CFMV


Voltar
Top