3. Saúde Única
Saúde Única

Dia Mundial da Zoonose: a importância dos Médicos-Veterinários e Zootecnistas

Publicado em: 06/07/2023 09:00 | Categoria: Saúde Única

Neste 6 de julho é celebrado o Dia Mundial da Zoonose. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e faz referência ao dia em que o cientista francês Louis Pasteur administrou com sucesso a primeira vacina antirrábica, em 1885.

As zoonoses são enfermidades transmitidas naturalmente entre animais e seres humanos, podendo ser causadas por vários agentes etiológicos, como protozoários, vírus, bactérias, fungos, helmintos e rickéttsias.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem mais de 200 tipos de zoonoses. Cerca de 60% das doenças infecciosas humanas e 75% das novas doenças que infectam os seres humanos nas últimas décadas, incluindo Ebola, HIV e gripe, têm origem animal.

Algumas das zoonoses mais comuns no Brasil são: Raiva, Leptospirose, Leishmanioses, Toxoplasmose, Esporotricose, Febre Amarela, Dengue, Malária, Doença de Chagas, dentre muitas outras.

O papel dos Médicos-Veterinários e Zootecnistas

Diante disso, a atuação do médico-veterinário e do zootecnista são fundamentais na prevenção e combate a zoonoses, assegurando a saúde da população humana e animal.

O médico-veterinário, pelo seu amplo e diversificado currículo, tem de forma singular a capacidade de compor equipes de saúde e nelas aplicar seus conhecimentos em relação a profilaxias, diagnóstico clínico e laboratorial, terapêuticas, epidemiologia, inspeção, vigilância, extensão, educação, prevenção e promoção à saúde.

Além disso, também é um profissional com competência para intervir em todas as fases da cadeia produtiva de alimentos de origem animal, garantindo sua sanidade e qualidade sanitária para a sociedade.

Por fim, ainda atuam no controle de zoonoses na clínica de pequenos animais (com diagnóstico das zoonoses, prevenção de enfermidades com vacinação e orientação para reduzir o abandono e o número de animais de rua, por exemplo) e integrando equipes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Já na Zootecnia, dentro do espectro das zoonoses, o zootecnista tem um importante trabalho na prevenção e combate de doenças que possam acometer animais de produção de interesse econômico, como a tuberculose e a brucelose bovina, bem como a salmonelose. Sendo assim, também são profissionais fundamentais para a saúde pública.

Diante do exposto, neste Dia Mundial da Zoonose, o CRMV-GO ressalta a importância desses profissionais para a Saúde Única, conceito que engloba o cuidado simultâneo com a saúde animal, humana e ambiental.

Fontes: Conselho Federal de Medicina Veterinária e Organização Mundial de Saúde.