1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

I Simpósio de Felinos


Publicado em: 00/00/0000 00:00 | Categoria: Geral

 


 

O CRMV-GO promoveu o I Simpósio Internacional de Felinos de Goiás (I SIFELGO), dias 21 e 22 de novembro, no Centro de Convenções de Goiânia, com entrada franca. De acordo com o IBGE, existem 22 milhões de gatos no Brasil, mas esse número vem aumentando, o que obriga Médicos Veterinários a se manterem atualizados em relação às especificidades dos felinos. Segundo o vice-presidente do CRMV-GO, Méd. Vet. Wanderson Alves Ferreira, o dono de gato é mais exigente e disposto a gastar mais, embora a manutenção de felinos seja bem mais barata do que a manutenção de cães, que precisam de mais espaço, passeios, banhos, sem contar que  latem e não conseguem ficar sozinhos por muito tempo.

 

Na Europa e Estados Unidos, a população felina é maior do que a canina. “O gato pode ficar sozinho por dias desde que tenha uma caixa de areia, água e alimentação disponível”, disse o vice-presidente do CRMV-GO ao lembrar que pela atitude mais independente, os felinos estão conquistando o público brasileiro, especialmente os que precisam deixar os animais sozinhos a maior parte do tempo e os que moram em apartamento, a exemplo do que já ocorre no mundo todo. A estimativa é que existem 250 mil cães e 100 mil gatos em Goiânia. No Brasil são 22 milhões de gatos e 52 milhões de cães, segundo o IBGE. As principais raças de gatos são: siamês, persa, balinês, sendo que os famosos “vira-latas” (sem raça definida) representam 80% da população felina brasileira.

 

O evento, que reuniu mais de 200 profissionais, foi uma realização do CRMV-GO, com apoio da Anclivepa Goiás, Instituto Qualittas, Royal Canin e Ceva. O destaque foi o palestrante internacional, Méd. Vet. Fabian Minovich, um dos maiores especialistas no assunto, autor de quatro livros e professor das Universidades de Buenos Aires e Mendoza, na Argentina. Segundo ele, os gatos serão os “mascotes preferidos no mundo todo" justamente por essas facilidades de manejo.

 

Minovich falou sobre retroviroses, peritonite infecciosa, complexo respiratório dos felinos e dispneia. Outros assuntos tratados no evento foram: abordagem ambulatorial, terapêutica, patologia clínica, dermatologia clínica, transfusão sanguínea, nutrição do felino hospitalizado, hiperplasia mamária felina e anestesia.

 


Voltar
Top