CRMV-GO adesiva empresas

Publicado em: 00/00/0000 00:00 | Categoria: Geral

Os fiscais do CRMV-GO estão adesivando consultórios veterinários, comércio de produtos agropecuários e pet shops para informar à população o que é permitido e o que é proibido de ser praticado nesses estabelecimentos. A ação do CRMV-GO teve ampla repercussão na imprensa local, com entrevistas na CBN Goiânia, TV Agronegócio da TV Serra Dourada/SBT, entre outros veículos. O projeto tem recebido vários elogios nas redes sociais do CRMV-GO. Os fiscais também estão sendo bem recebidos pelos empresários e pela população, que normalmente desconhece a legislação e as atribuições dos estabelecimentos, como disse a gerente de fiscalização do CRMV-GO, Ludmila Alves Ferreira. O trabalho deve ser finalizado no primeiro semestre de 2016.

Os adesivos trazem as seguintes informações:

- Nos consultórios veterinários o alerta é que o local está apto para consultas, curativos, aplicação de medicamentos e vacinações e não está apto para procedimentos cirúrgicos, anestésicos e internações.

- Nas empresas de comércio de produtos agropecuários e pet shops são proibidos os seguintes procedimentos: vacinações, consultas, aplicação de medicamentos, cirurgias e internações.

As informações são baseadas na Lei Federal n° 5.517/68, decretos n° 64.704/69 e n° 69.134/71 e Resolução do CFMV n° 1015/2012. A intenção é esclarecer a população fazendo valer o Código de Ética da Medicina Veterinária e o Código de Defesa do Consumidor. Os adesivos são colados em locais visíveis, para facilitar a identificação por parte do consumidor.

Entenda a diferença entre hospitais veterinários, clínicas, consultórios e pet shops

Hospitais Veterinários – Estabelecimentos capazes de assegurar assistência médica curativa e preventiva aos animais, com atendimento ao público em período integral (24 horas), com a presença permanente e sob a responsabilidade técnica do médico veterinário.

Clínicas Veterinárias – Estabelecimentos destinados ao atendimento de animais para consultas e tratamentos clínico-cirúrgicos, podendo ou não ter internações e cirurgias, sob a responsabilidade técnica e presença de médico veterinário.

Consultórios Veterinários Estabelecimentos de propriedade de médico veterinário destinados ao ato básico de consulta clínica, curativos e vacinas em animais, sendo vedadas a realização de procedimentos anestésicos e/ou cirúrgicos e a internação.

Pet shops Apenas venda de acessórios, rações e medicamentos. Não pode aplicar vacinas ou outra medicação.