Saúde Pública

Publicado em: 00/00/0000 00:00 | Categoria: Geral

A Comissão de Saúde Pública do CRMV-GO concluiu a edição 2015 do Projeto CRMV-GO nas Universidades com visita em seis instituições de ensino. O objetivo do projeto é levar palestras sobre saúde pública para os acadêmicos das nove faculdades de Medicina Veterinária de Goiás a fim de despertá-los para esse segmento de mercado. A última instituição visitada foi o Instituto Federal Goiano, câmpus Urutaí, no dia 2 de dezembro de 2015. Para o presidente da Comissão de Saúde Pública do conselho, Méd. Vet. Luiz Elias Bouhid de Camargo, trata-se de um grande mercado de trabalho para os médicos veterinários com importante impacto na sociedade, pois atua no controle populacional de animais e vetores, animais sinantrópicos e zoonoses emergentes, como febre maculosa, malária, febre chikungunya, febre mayaro e zika vírus, temas com grande repercussão atualmente em todo o mundo, principalmente com a polêmica em torno dos casos de microcefalia em bebês, má formação no cérebro associada ao zika vírus, situação já confirmada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em 2016, a intenção é concluir as visitas nas outras três instituições instaladas em Goiás. Mais de 800 alunos foram impactados com o projeto em 2015.

Veja as instituições visitadas em 2015:

UNIP - Faculdades Objetivo - 11 de maio de 2015

UFG - câmpus de Jataí - 25 de junho de 2015

Universidade de Rio Verde  (Fesurv) - 25 de junho de 2015

Faculdade Fama  - Anápolis - 26 de agosto de 2015

Centro Universitário de Mineiros - 8 de setembro de 2015

Instituto Federal Goiano - câmpus de Urutaí - 2 de dezembro de 2015

Temas das palestras do projeto CRMV-GO nas Universidades, uma iniciativa da Comissão de Saúde Pública do CRMV-GO:

Méd. Vet. Benedito Dias de Oliveira Filho – O papel das entidades de classe na Medicina Veterinária

Méd. Vet. Luiz Elias Bouhid de Camargo –  O Médico Veterinário no NASF

Méd. Vet. Veruska Castilho -  A Inspeção Sanitária e suas Competências

Méd. Vet. Aires Manoel de Souza – Principais Zoonoses e seu Controle na Saúde Pública