1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

1° Bovcon


Publicado em: 00/00/0000 00:00 | Categoria: Geral

 


O 1° Workshop de Agronegócio, Nutrição e Reprodução em Ruminantes (1° Bovcon)  aconteceu dia 20 de outubro, no auditório Augusto Gontijo, no Parque Agropecuário de Goiânia. O evento, que teve o apoio do CRMV-GO, reuniu mais de 100 profissionais e estudantes que assistiram palestras, cujo enfoque foi o uso das novas tecnologias na pecuária e como os Médicos Veterinários e Zootecnistas devem estar atualizados sobre os protocolos  que permitem atender o produtor com maior eficiência e menor tempo. O Bovcon integrou a programação do 26° Encontro dos Médicos Veterinários do Estado de Goiás.

 

Os temas foram: a importância da gestão aliada à Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), método que permite inseminar 100% das matrizes, ciclando ou em anestro sem observação de cio. A técnica promove o desenvolvimento da pecuária brasileira, melhorando a qualidade dos animais, através do melhoramento genético e reprodutivo do rebanho nacional. O procedimento é muito usado no Brasil, como explicou o Méd. Vet. Ângelo Gardim, do Instituto Qualittas.

 

Outra palestra interessante trouxe o tema “Biotecnologia ao alcance de todos”, cujo palestrante foi o Méd. Vet. Maurício Peixer, da Bio Cell – Bio. Ele alertou que a utilização da biotecnologia pode promover uma melhor qualidade de vida dos animais ou gerar aumento da produtividade e incremento genético em um rebanho. O uso de células-tronco é uma realidade tanto no mercado pet, como em outros segmentos da veterinária. A tecnologia permite a regeneração de tecidos ósseos, cartilagens e tendões, além de minimizar as sequelas da cinomose, por exemplo.

 

Os benefícios da terapia de secagem de vacas e os novos estudos foi o tema abordado pelo Méd. Vet. Marcos Veiga, da USP – Ourofino. E por último o Méd. Vet. André Oliveira, da Trouw Nutrition Brasil, falou sobre métodos de produzir um boi de 24 meses e 21 arrobas. Os especialistas focaram na necessidade do profissional se especializar, estudar e buscar conhecimento, já que o mercado exige isso. A graduação não é mais suficiente para atender a demanda da pecuária hoje, de acordo com  os palestrantes.  Eles lembraram que a tendência é que as pessoas migrem para as cidades nas próximas décadas. Pelo menos dois terços da população mundial devem viver em cidades até 2030, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Com esse novo cenário haverá mais demanda por alimentos. O Brasil deve ser o celeiro do mundo, mas é preciso que as novas tecnologias sejam implementadas e dominadas pelos profissionais para que o produtor produza mais, melhor e em menor tempo, garantindo também o bem-estar animal.

 

O 1° Bovcon foi uma realização da Sociedade Goiana de Veterinária (Sogove), Associação Brasileira dos Médicos Veterinários Especialistas (Abvet), Ouro Fino, Trouw Nutrition e Qualittas com apoio do CRMV-GO, Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Sebrae Goiás e Biogen. A organização foi da QE Eventos. Veja os registros em "Galeria de Fotos" Clique aqui.


Voltar
Top