Eleições no CFMV

Publicado em: 13/09/2017 00:00 | Categoria: Geral

No dia 1º de setembro ocorreu a eleição para nova Diretoria Executiva e Conselheiros do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), que assumirá a gestão no triênio 2017-2020, na sede do CFMV, em Brasília (DF). A posse será em 13 de dezembro deste ano.

O processo eleitoral foi definido no segundo turno, elegendo a chapa 20 (Inovação e Transparência) composta pelos médicos veterinários Francisco Cavalcanti de Almeida (SP), presidente; Luiz Carlos Barboza Tavares (ES), vice-presidente; Nivaldo da Silva (MG), secretário-geral; e Hélio Blume (DF), tesoureiro.

Entre os conselheiros suplentes está um representante do Estado de Goiás, Méd. Vet. Wanderson Alves Ferreira, ex vice-presidente do CRMV-GO por duas vezes e também da Associação de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais - seção Goiás ( Anclivepa Goiás) e Anclivepa Brasil.

O corpo de conselheiros efetivos é composto pelos profissionais Méd. Vet. João Alves do Nascimento Júnior (PE), Méd. Vet. Cícero Pitombo (RJ), Zoot. Wendell José de Lima Melo (PB), Méd. Vet. Therezinha Bernardes Porto (MG), Méd. Vet. José Arthur de Abreu Martins (RS) e Méd. Vet. Francisco Atualpa Soares Júnior (CE).

E conselheiros suplentes são Méd. Vet. Wanderson Alves Ferreira (GO), Méd. Vet. Irineu Benevides (RJ), Zoot. Fábio Holder de Morais Holanda Cavalcanti (AM), Zoot. Paula Gomes Rodrigues (SE), Méd. Vet. Nestor Werner (PR) e Méd. Vet. Antônio Guilherme Machado de Castro (SP).

No entanto, por decisão da Justiça Federal está suspensa a proclamação dos eleitos e os atos a ela posteriores, até julgamento de recursos que tramitam na Justiça Federal.

A Diretoria e os Conselheiros do novo triênio foram eleitos pelos delegados dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) por escrutínio secreto e maioria absoluta de votos.

O processo eleitoral é normatizado pela Resolução CFMV nº 955, editada a partir do poder regulamentar exclusivo e privativo conferido ao Conselho diretamente pelo artigo 16, "f", da Lei nº 5.517, de 1968.

Segundo Wanderson Alves Ferreira, uma das novidades da próxima gestão do CFMV será a instalação de duas comissões ligadas aos pequenos animais: Comissão de Clínicas e Hospitais e outra de Criação de Animais de Companhia. No plano de metas da chapa vencedora está o fortalecimento dos regionais e várias ações políticas eficazes para defender os interesses das duas classes, além da modernização do sistema, entre outras ações.

Fonte: adaptado pela Ascom CRMV-GO com informações da Ascom CFMV.