Reforma no CRMV-GO

Publicado em: 16/10/2018 00:00 | Categoria: Geral

O CRMV-GO passou por sua primeira reforma desde a inauguração do prédio, em 2005. A obras foram realizadas entre 10 de setembro e 05 de outubro, quando ocorreu a troca de toda a estrutura do telhado, cuja execução causou alguns transtornos aos profissionais e servidores por causa da mudança no horário de funcionamento da sede e desligamento dos aparelhos de ar-condicionado, mas o resultado valeu a pena. A reforma do telhado, que é a primeira etapa da reforma geral prevista no edifício, custou R$ 130 mil aos cofres do CRMV-GO e foi executada pela empresa vencedora da licitação: Besser Engenharia e Construções, depois de concorrer com mais de 20 empresas de todo o Brasil. O valor incluiu mão de obra e materiais.

As informações sobre o Edital 03/2018 estão no Portal da Transparência do CRMV-GO. A licitação contemplou a demolição do telhado antigo de fibra cimento e execução de novo telhado, incluindo estrutura metálica, aplicação de telhas termoacústicas (que possuem características isolantes, térmicas e acústicas para um ambiente refrigerado e mais silencioso), rufos e calhas, bem como a troca da claraboia.  A estrutura metálica, com passarela de segurança, tem mais durabilidade e ampara melhor os fornecedores no momento da manutenção de calhas, antenas e aparelhos de ar-condicionado.

Necessidades do prédio

O engenheiro civil do CRMV-GO, responsável técnico pelos projetos da reforma, laudos de vistoria e orçamentos para licitação, Martin Rosa Nogueira Júnior, explica que o telhado foi priorizado para evitar que o período chuvoso, que se intensifica a partir de novembro, provoque ainda mais danos ao prédio, como vinha ocorrendo por causa das telhas de fibra cimento quebradas, que geravam infiltrações e entrada de água através de vários pontos. Ele explica ainda que, após 13 anos de construção, existem avanços tecnológicos que podem ser implementados na estrutura. Também há novas normativas da prefeitura e Corpo de Bombeiros que exigem adequações por parte da autarquia federal, daí a necessidade de realização de outras obras no prédio.

No início do próximo ano, o CRMV-GO deve lançar mais um edital de licitação para reformar todos os ambientes, com o objetivo de receber melhor os profissionais em espaços pensados exclusivamente para esse fim, sem as adaptações que vinham sendo feitas, já que a demanda do CRMV-GO aumentou muito nesses últimos 13 anos. A próxima etapa deve durar seis meses, depois de concluídos todos os trâmites da licitação, de acordo com a Lei 8.666/1993. O engenheiro civil do Conselho explica que muitos locais já estão com espaço limitado, como por exemplo o arquivo e a própria rede de energia elétrica e de internet, que não suportam mais a demanda atual.

Cobrança reservada

Uma das propostas é pensar um ambiente mais reservado para a Seção de Cobrança para respeitar a privacidade de quem negocia com os colaboradores, uma demanda registrada pelos profissionais inscritos em Goiás. Também está no planejamento a criação de uma sala onde o usuário possa imprimir documentos e consultar a internet, especialmente aqueles Médicos-Veterinário e Zootecnistas que vêm do interior do Estado e que poderão encontrar uma estação de trabalho no CRMV-GO. O engenheiro civil, Martin Nogueira, explica ainda que as próximas etapas serão feitas por piso, ou seja, os funcionários do andar inferior serão remanejados para o primeiro andar enquanto o térreo estiver em obras. Depois, os colaboradores descerão para o térreo para a execução da reforma do primeiro andar. Tudo para evitar a paralisação dos serviços, que poderá ocorrer por um ou dois dias, apenas para preservar a segurança dos funcionários ou execução de determinas etapas da obra, mas o projeto está sendo elaborado para evitar que os Médicos-Veterinários e Zootecnistas deixem de ser atendidos. Fiquem atentos aos comunicados sobre o assunto no site.

Preservação do patrimônio

O presidente do CRMV-GO, Méd. Vet. Olízio Claudino da Silva, explica que a reforma será uma das grandes marcas da atual gestão com o objetivo de preservar o patrimônio dos profissionais inscritos em Goiás, assim como a construção do prédio, inaugurado em 2005 pelo Méd. Vet. Wanderson Portugal Lemos, que foi uma importante referência para a Medicina Veterinária e a Zootecnia no Estado. "O prédio é um grande orgulho para todos os profissionais registrados em Goiás e por isso sua preservação é a prioridade desta administração para garantir o bem-estar de todos", assinalou Olízio.

"Quero contar com a compreensão dos colegas e representantes de empresas, pedir desculpas pelas dificuldades que ocorreram nessa primeira fase das obras e que ocorrerão quando das próximas etapas, mas lembrá-los que os transtornos passam, os benefícios ficam", destacou o presidente do CRMV-GO.