Simpósio de Buiatria

Publicado em: 12/11/2018 00:00 | Categoria: Geral

A Associação de Buiatria do Estado de Goiás e Distrito Federal (Buiatria GO/DF) promove o 5° Simpósio de Buiatria do Estado de Goiás e Distrito Federal, nos dias 1 e 2 de dezembro, no auditório da Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG, em Goiânia-GO. O tema do evento será: as novas tecnologias e os desafios sanitários na buiatria. Alguns assuntos que serão tratados no simpósio: saúde de vacas em compost barn, saúde de bezerras, melhoria da qualidade do leite, biotecnologia da reprodução e atualidades sobre Febre Aftosa. Haverá certificação e sorteio de brindes. O público-alvo são médicos-veterinários, estudantes de graduação e pós-graduação em Medicina Veterinária.

A Associação de Buiatria do Estado de Goiás e Distrito Federal (Buiatria GO/DF) foi criada em 2010, filiada à Associação Brasileira de Buiatria. A missão da entidade é promover educação continuada aos profissionais que trabalham com ruminantes nas diversas áreas do conhecimento: produção, reprodução, sanidade e melhoramento genético. De acordo com o Méd. Vet. Cairo Henrique Sousa de Oliveira, presidente da associação e também membro da Comissão de Saúde Pública do CRMV-GO, a entidade conta com 95 associados até agora, profissionais e estudantes que possuem interesse pelos mamíferos herbívoros.

Trabalho da associação

A missão da associação é a promoção de educação continuada aos buiatras. O Simpósio de Buiatria do Estado de Goiás e Distrito Federal está em sua quinta edição, este ano. Além do simpósio, a atual gestão trabalhou na realização de outras atividades como cursos teóricos e práticos, com público mais reduzido para permitir o desenvolvimento de habilidades práticas, a exemplo do "Curso de Podologia Bovina: diagnóstico, tratamento cirúrgico e casqueamento preventivo", realizado em 2017. Também aconteceram rodadas de discussão para permitir a troca de experiências entre os profissionais, como o evento "Buiatria em Foco: doenças de animais de produção", realizado em maio deste ano, que abordou temas importantes como a Tripanossomose como ameaça emergente à bovinocultura de leite e as doenças de animais de produção em sistemas extensivos.

Segundo Cairo Henrique, a estratégia da entidade é sempre abordar temas variados nos eventos e trazer palestrantes renomados com grande experiência para atrair o público. A associação também investiu na divulgação das atividades por meio das redes sociais. Acesse o site www.buiatriagodf.com.br para conhecer melhor o trabalho da instituição e conferir a programação completa do 5°Simpósio de Buiatria. O telefone é (62) 98246-2747 e e-mail [email protected].