Novas regras para o leite cru

Publicado em: 11/03/2019 00:00 | Categoria: Geral

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR AS RECOMENDAÇÕES SOBRE HIGIENIZAÇÃO DOS TANQUES DE LEITE, CAMINHÕES DE TRANSPORTE DE LEITE, ORDENHA E COLETA DE AMOSTRAS PARA ENVIO AO LABORATÓRIO DE QUALIDADE DO LEITE.

- CLIQUE AQUI PARA  ACESSAR PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES REFERENTES ÀS INSTRUÇÕES NORMATIVAS N° 76 E 77 DO MAPA

- VERDADES E MITOS SOBRE AS INSTRUÇÕES NORMATIVAS QUE GARANTEM A QUALIDADE DO LEITE

O I Workshop Goiás Qualidade do Leite,  realizado dia 14 de março no Teatro Sesi, teve transmissão ao vivo via Youtube. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O LINK DA TV FUNDEPEC.  O evento discutiu as Instruções Normativas (INs) n° 76 e 77 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que tratam da produção, acondicionamento, coleta, conservação, entre outros procedimentos do leite cru e que entraram em vigor dia 30 de maio.

O Workshop foi organizado por órgãos públicos, instituições e entidades tais como Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Agrodefesa; Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, Emater-Goiás, Cooperativa Centroleite, Sindicato das Indústrias de Leite, Universidade Federal de Goiás, Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-GO) e Fundo para o Desenvolvimento da Agropecuária em Goiás - Fundepec.

Em Goiás existem 122 laticínios com inscrição no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e 85 empresas com inscrição no Serviço de Inspeção Federal (SIF). Não há levantamento da quantidade de empresas inscritas no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), segundo o Méd. Vet. Alfredo Luiz Correa, presidente do Sindileite.

TREINAMENTO NAS REGIONAIS DE GOIÁS 2019

Os treinamentos nas regionais atingiram mais de 700 profissionais, de março a maio de 2019 em Goiás. O público-alvo foi responsáveis técnicos (RTs), gerentes de qualidade e técnicos de campo ligados à indústria. O treinamento nas regionais incluiu os seguintes temas: novas normas para qualidade do leite, manejo de ordenha, aspectos de qualidade do leite, higiene de tanque para análises no LQL, protocolo para solicitação de análise do LQL e importância da realização das análises de rotina.

As edições dos treinamentos ocorreram em Goiânia (20/03), Ceres (27/03), Uruaçu (03/04), Rio Verde (10/04), Pires do Rio (17/04), Morrinhos (24/04), Iporá (30/04), cidade de Goiás (08/05) e Goiânia novamente na última edição (15/05).